As crianças muitas vezes tornam-se cada vez mais preocupados com a imagem do corpo , ao ser colocado contra o outro em concursos de beleza . Segundo Carleton Kendrick , um terapeuta familiar privado prática , a mídia já bombardear as crianças com uma série de pistas superficiais a respeito de como eles devem olhar e se comportam. Concursos de beleza só aumenta o problema. Apesar de juízes nas competições também olhar para o talento de uma criança, os concursos são chamados de " beleza " concursos e são projetados para avaliar crianças em como eles são lindos .
Transtornos Alimentares
as crianças podem desenvolver anorexia ou bulimia em uma idade jovem ou uma das condições pode se desenvolver mais tarde, por causa de sua participação em concursos de beleza . A infância severamente crítico cria neles um impulso em direção a metas inatingíveis , de acordo com Cartwright . Este é o coração de uma insatisfação com a imagem corporal e uma tendência para transtornos alimentares. Cartwright, que citou um relatório de 2005 que revelou os concorrentes têm uma maior taxa de insatisfação corporal , dubla a condição como " A Síndrome de Princesa ".
Rivalidade
Enquanto as mães e filhas muitas vezes sorriem um para o outro e falar gentilmente , um sentimento mais profundo de ódio está se formando dentro. A criança pode começar a ver seus concorrentes como inimigos e essa percepção pode seguir na vida cotidiana , criando uma divisão em todas as suas interações humanas . De acordo com a psicóloga clínica Lucia Grasaru , o tipo de interação é " dissimulação como uma forma de interação, que podem ser usados fora contesta muito e tornar-se um hábito. "
Benefícios
Grasaru passou a dizer que, apesar de problemas psicológicos podem persistir por muito tempo depois que uma criança tem dedicado as horas necessárias para preparar e apresentar em um concurso de beleza , um incentivo para competir, passar o tempo com a mãe e ser dedicado a um hobby são aspectos saudáveis de concursos de beleza . Ela alertou , entretanto, que " graves problemas psicológicos estão ao virar da esquina. " Em meio a muitas das críticas , os pais disseram MSNBC em 2009, que os concursos de construir confiança de seus filhos e não distorcem a sua auto- imagem.