casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | depressão
Qual é a perspectiva cristã sobre o transtorno de personalidade borderline?
O transtorno de personalidade limítrofe (TPB) é uma doença mental que pode causar sofrimento e prejuízo significativos na vida de uma pessoa. É caracterizada por um padrão de relacionamentos, autoimagem e emoções instáveis, bem como comportamento impulsivo.
Não existe uma perspectiva cristã única sobre o TPB, como acontece com muitas outras doenças mentais. No entanto, existem alguns princípios gerais que podem ser úteis para cristãos que estão lutando contra o TPB ou que conhecem alguém que esteja.
Primeiramente, é importante lembrar que o TPB é uma doença real e não é pecado. Pessoas com TPB não são pessoas más, elas simplesmente estão lutando contra um problema de saúde mental que pode ser muito difícil de controlar.
Em segundo lugar, é importante ser compassivo e compreensivo com as pessoas com TPB. Eles podem vivenciar emoções intensas e ter dificuldade em controlar seu comportamento, mas isso não significa que não sejam dignos de amor e respeito.
Terceiro, é importante encorajar as pessoas com TPB a procurar ajuda profissional. A terapia pode ser muito útil no controle dos sintomas do TPB e na melhoria da qualidade de vida.
Por fim, é importante lembrar que Deus está sempre conosco, mesmo quando estamos em dificuldades. Ele nos ama incondicionalmente e nunca nos abandonará.
Aqui estão algumas escrituras adicionais que podem ser úteis para cristãos que estão lutando contra o TPB:
* Salmos 23:4:“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
* Isaías 41:10:“Não temas, porque estou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortalecerei, sim, eu te ajudarei, eu te sustentarei com a minha destra justa.”
* Romanos 8:28:“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
* 1 Coríntios 10:13:"Nenhuma tentação vos sobreveio que não fosse comum ao homem. Deus é fiel, e não deixará que sejais tentados além da vossa capacidade, mas com a tentação ele também fornecerá o caminho de escape, para que você pode ser capaz de suportá-lo.