Entenda que você foi vítima de um relacionamento abusivo . Apesar do fato de que o agressor provavelmente lhe disse que há muitos anos que você merecia o abuso, e não são dignos de amor , nada disso é verdade. Ninguém merece ser vítima de abuso.
2
Converse com você do jeito que você falaria para um melhor amigo que estava passando pela mesma experiência. Muitas vezes a nossa " conversa consigo mesmo " é dura e dolorosa , mesmo quando nunca iria falar com um amigo da mesma maneira. Diga a si mesmo todas as coisas que você diria a seu amigo para tranquilizá-la de sua auto-estima.
3
Ser paciente com você mesmo. Entenda que levou anos de abuso de fazer o dano que foi feito para você e é preciso tempo para você reparar esse dano , e aprender a amar a si mesmo novamente. Não espere que a sua cura para acontecer durante a noite . Dê-se o tempo que você precisa para se recuperar.
4
Cerque-se de pessoas positivas . Encontrar alguns amigos próximos que fornecem uma boa rede de apoio , ou participar de um grupo de apoio formal para vítimas de abuso .
5
procurar aconselhamento profissional para ajudá-lo a processar o abuso e ajudá-lo no caminho para a recuperação . Procure nas páginas amarelas da lista telefônica local para uma hotline abuso que pode colocá-lo em contato com um bom terapeuta abuso. Eles também podem saber de aconselhamento sobre abuso disponível em sua área de pouco ou nenhum custo.