casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | Lidar com a Doença Mental
Sou um sociopata, o que você deve fazer?
É importante lembrar que a sociopatia é um espectro e nem todos os sociopatas são iguais. Alguns sociopatas podem ser mais perigosos do que outros, e alguns podem controlar melhor o seu comportamento do que outros. Se você suspeita que alguém que você conhece é um sociopata, é importante tomar precauções para proteger você e outras pessoas de possíveis danos.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer se achar que conhece um sociopata:
*
Estabeleça limites. Não deixe o sociopata chegar muito perto de você ou tirar vantagem de você. Evite situações em que você possa ficar sozinho com eles e não permita que eles tenham acesso às suas informações pessoais ou financeiras.
*
Não confie neles. Os sociopatas costumam ser manipuladores e enganosos, por isso é importante ser cético em relação ao que dizem. Não acredite em nada que lhe digam, a menos que tenha evidências concretas para apoiá-lo.
*
Seja assertivo. Se o sociopata tentar intimidar ou intimidar você, enfrente-o. Não deixe que eles pressionem você.
*
Procure ajuda profissional. Se você estiver se sentindo ameaçado ou oprimido pelo sociopata, procure a ajuda profissional de um terapeuta ou conselheiro. Eles podem ajudá-lo a desenvolver mecanismos e estratégias para lidar com a situação.
*
Conheça seus limites. Se a situação com o sociopata estiver se tornando muito perigosa ou perturbadora, pode ser necessário cortar o contato com ele. Isso pode ser difícil, mas pode ser a melhor coisa a fazer para sua segurança e bem-estar.
É importante lembrar que você não está sozinho. Existem muitas pessoas que se preocupam com você e querem ajudar. Se precisar de ajuda, fale com um amigo ou familiar de confiança ou entre em contato com um profissional de saúde mental.