casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | Lidar com a Doença Mental
Você se qualifica para o seguro-desemprego se largar o emprego na Califórnia por causa do PTSD?
Geralmente, você não tem direito ao seguro-desemprego na Califórnia se deixar o emprego. A Califórnia reconhece uma exceção por justa causa atribuível ao empregador, como motivos de saúde.
Você pode se qualificar para receber benefícios de desemprego se o seu TEPT estiver relacionado ao trabalho e atender às seguintes condições:
- O seu TEPT deve ser causado ou agravado pelas condições do seu emprego.
- Os efeitos do TEPT tornam você incapaz de desempenhar as funções de seu trabalho (recomenda-se documentação médica para comprovar isso)
- Você procurou tratamento para seu TEPT e seguiu seu plano de tratamento.
- Você esgotou todas as acomodações razoáveis oferecidas ou autorizadas pelo seu empregador (se houver alguma oferecida)
- Você pediu demissão sob orientação de um profissional médico de que seu emprego contínuo pioraria seus sintomas de TEPT
Para solicitar subsídios de desemprego com base em PTSD relacionado com o trabalho, terá de fornecer documentação, como um atestado médico ou avaliação psicológica, indicando que o seu PTSD está relacionado com o trabalho e como o impede de desempenhar as suas funções. Você deve registrar uma reclamação junto ao Departamento de Desenvolvimento de Emprego (EDD) o mais rápido possível após deixar o emprego.
É importante observar que cada caso é diferente e o EDD avaliará suas circunstâncias individuais para determinar se você se qualifica para os benefícios. Recomenda-se consultar um advogado experiente em direito trabalhista para discutir sua situação específica e garantir que você esteja apresentando um caso sólido.