casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | Lidar com a Doença Mental

Como manter seu relacionamento forte apesar de uma condição crônica

1. Fale sobre isso. A comunicação é fundamental em qualquer relacionamento, mas é especialmente importante quando um dos parceiros tem uma doença crônica. Converse com seu parceiro sobre como a doença afeta você e ouça-o quando ele falar sobre como isso o afeta. Seja honesto sobre seus sentimentos e tente compreender as perspectivas um do outro.

2. Estejam presentes um para o outro. Quando um dos parceiros tem uma condição crônica, é importante que ambos estejam presentes um ao outro. Isso significa fornecer apoio emocional, assistência física e tudo o mais que seu parceiro precisar. Seja paciente e compreensivo e deixe seu parceiro saber que você estará ao seu lado, não importa o que aconteça.

3. Estabeleça expectativas realistas. Ter uma condição crônica pode significar que você terá que fazer alguns ajustes em seu estilo de vida. Converse com seu parceiro sobre quais podem ser esses ajustes e estabeleça expectativas realistas um para o outro. Por exemplo, você pode ter que desistir de algumas atividades que gostava ou pode precisar tomar medicamentos que tenham efeitos colaterais.

4. Procure ajuda profissional, se necessário. Se você está lutando para lidar com os desafios de ter uma condição crônica, não tenha medo de procurar ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudá-lo a controlar suas emoções, desenvolver mecanismos de enfrentamento e se comunicar com seu parceiro.

5. Lembre-se de que você não está sozinho. Existem muitas pessoas que vivem com doenças crónicas e existem muitos recursos disponíveis para o ajudar. Converse com seu médico, terapeuta ou grupo de apoio para pessoas com doenças crônicas. Saber que você não está sozinho pode ajudá-lo a se sentir mais positivo e esperançoso.