Dr. David B. Rosengren da Assistência Nacional de Saúde para o Conselho Homeless detalhes os cinco princípios principais de MI utilizados no aconselhamento alcoólica. O líder reunião ou conselheiro deve ser certificado em técnicas de MI antes de tentar ajudar um alcoólatra. O primeiro princípio do MI é explicar a lacuna que existe entre a visão do paciente de si mesmo e de suas ações por meio do processo de entrevista. Para atingir seu objetivo, terapeutas usam perguntas não-julgamento , a fim de levar o paciente a perceber os seus problemas a partir de dentro , ao invés de ter uma figura de autoridade lhes dizer o que está errado . Por exemplo, um terapeuta pode perguntar a uma mulher se ela é uma boa mãe , então o que ela acha que as qualidades de uma boa mãe são , em seguida, perguntar quanto tempo ela gasta em um bar , em vez de em casa. MI evita o uso de rótulos . Se um homem pede o terapeuta MI se ela acha que ele é alcoólatra , o terapeuta MI geralmente respondo com uma pergunta como : "Você pensa em si mesmo como um alcoólatra ? "
Superação Confiança questões
um MI rolos terapeuta álcool com resistência . Se o paciente se torna defensivo ou argumentativo, um bom conselheiro MI vai mudar a linha de questionamento . O terapeuta deve incutir um sentimento de " eu posso fazer isso " para o cliente . O terapeuta pode pedir ao cliente para descrever realizações e vezes eles superaram dificuldades para inspirar o cliente a acreditar que ela pode mudar. O terapeuta deve expressar empatia com o cliente e criar uma atmosfera de abertura e honestidade. Quando o cliente confia no terapeuta, ele estará disposto a compartilhar sentimentos e comportamentos do passado, e estar disposto a confiar em que o terapeuta tem seu melhor interesse no coração .
Outcomes
em um estudo da Universidade do Novo México, Centro de Alcoolismo , Abuso de Substâncias e Dependências por William R. Miller, Paul Amrhein , Carolina E. Yahne e J. Scott Tonigan , mais de 200 pacientes receberam aconselhamento; alguns foram oferecidos MI, e outros não. Não houve efeito significativo sobre o retorno ao comportamento aditivo entre os dois grupos . O sucesso do MI depende muito do cliente não estar em negação, estar disposto a mudar e que o terapeuta sendo conhecedor e eficaz em princípios MI .