A equipe avalia a situação como ela é atualmente , e procura por sinais que podem indicar a gravidade da crise é . O indivíduo pode parecer calmo , triste, deprimido ou retirado; ele pode ter um aspecto desalinhado , o que indica uma incapacidade de cuidar de si mesmo; e ele pode aparecer mentalmente instável . A equipe pode discutir com o sentimento do indivíduo sobre a crise e ajudá-lo a refletir sobre o que aconteceu.
Critical Incident Estresse Debriefing
Este tipo de intervenção é normalmente oferecido no consequências de uma catástrofe , como terremotos. Os indivíduos podem ser traumatizado pela perda de amigos e familiares. O interrogatório tem lugar em um grupo com outros sobreviventes, onde eles podem descrever a sua experiência com o evento , e os seus próprios sentimentos pessoais. Eles podem reagir, chorar , gritar e discutir as suas emoções com outras pessoas experimentando a mesma coisa, para ajudá-los a neutralizar o impacto do evento.
Fatores anteriores
a crise pode ter trazido à tona sentimentos ocultos ou memórias de um outro momento estressante ou traumática , o que poderia ser acrescentando à actual situação de crise e tornando-o mais difícil de lidar. O indivíduo pode falar sobre eventos passados , e discuti-los se eles estão afetando o presente de qualquer maneira.
Emocionais Esclarecimento
indivíduos podem se sentir culpado por suas emoções, ou tentar suprimi-los para que eles possam parecer forte para os outros. A equipe pode explicar o processo de luto e as emoções esperadas para o indivíduo , e ajudá-la a entender que ela pode estar triste ou com raiva de medo , porque é normal.
Estratégias de Enfrentamento
uma equipe não pode prometer que o indivíduo nunca experimentará o mesmo evento de novo, mas eles podem oferecer estratégias de enfrentamento para a próxima vez que eles enfrentam uma crise. O indivíduo é encorajado a encontrar alguém para conversar - mesmo que seja um amigo , um padre ou um conselheiro - para discutir seus sentimentos e problemas. Eles podem sugerir que ele planejar com antecedência para situações de crise , como estocando água engarrafada, para que ele possa se sentir mais no controle (embora ele deve finalmente reconhecer que ele nunca pode controlar completamente o ambiente ao seu redor ) .