É comum que uma pessoa no meio de uma crise de se sentir ansioso, desamparado, estressado e ter dificuldade de concentração. Ele também pode experimentar sintomas fisiológicos, tais como problemas com a alimentação , sono, dores de cabeça, tensão muscular e aumento da pressão arterial . Neste caso , técnicas de relaxamento pode ser útil . Essas técnicas incluem a respiração profunda , bem como mindfulness ou meditação exercícios.
Por exemplo, relaxamento progressivo é uma técnica cognitivo-comportamental em que uma pessoa relaxa progressivamente determinados grupos musculares , até que todo o seu corpo está relaxado. Isso ajuda a aliviar a ansiedade eo estresse relacionado a uma crise e pode ajudar a restaurar o foco.
Rational Thought
Uma pessoa em crise tende a sentir-se oprimido e ter habilidades de enfrentamento prejudicada. Ela pode ter dificuldade de enxergar a realidade da situação, especialmente se ele está se sentindo fora de seu controle . Ela pode se sentir desamparado e sem esperança .
Concentrando-se em pensamento racional é uma estratégia comportamental que incide sobre os fatos das situações. Esta técnica é baseada em um método indutivo. Para usá-lo , um terapeuta iria questionar delicadamente suposições do cliente, pedindo-lhe para olhar para seus pensamentos e suposições e se ou não estes são logicamente ligado aos fatos das situações. Ao ver a verdade de sua situação com clareza, uma pessoa em crise pode começar a ganhar um senso de controle.
Terapia Comportamental Dialética
Terapia Comportamental Dialética , ou DBT , é um modelo terapêutico que foi desenvolvido para pessoas que estão freqüentemente em um estado de crise. DBT é uma terapia comportamental baseada na aceitação e ajuda o indivíduo a modular emoções extremas e reduzir comportamentos negativos . O cliente é ensinado habilidades de enfrentamento através de terapia individual , mas também é dado treinamento durante as crises , quando um cliente pode acessar seu terapeuta por telefone . A terapia individual , em combinação com treinamento crise pode ajudar o indivíduo a aprender a regular as emoções dolorosas e tolerar aflição. Desta forma, um cliente que está propenso a crises frequentes é capaz de reduzir o seu número de crises globais e começar a auto-regular .