Existem várias maneiras diferentes em que vários distúrbios podem ser considerados comorbidade . O mais simples é causação directa , em que uma doença faz com que o outro . No modelo de fator de risco associado , os fatores de risco para as duas doenças estão intimamente relacionados - por exemplo , o tabagismo eo abuso de álcool pode causar enfisema e cirrose hepática. No modelo heterogêneo , os fatores de risco para as duas doenças não estão relacionados uns com os outros , mas de qualquer fator de risco pode estar relacionado a qualquer doença - por exemplo , tabagismo e idade estar presente em uma pessoa com câncer de pulmão e doença isquêmica do coração. O modelo final de comorbidade é a independência , em que duas doenças secundárias acabam por ser sintomas de uma terceira doença - por exemplo , dores de cabeça de tensão e hipertensão ser sintomas de feocromocitoma
Charlson Index.
o índice de Charlson é usado para prever a probabilidade de mortalidade de um ano ( isto é, a morte dentro de um ano) em um paciente com comorbidades . Ele usa 19 categorias de comorbidade para calcular a pontuação de um paciente; quanto maior a pontuação , o mais provável é que o paciente não vai sobreviver ao ano. Embora o índice de Charlson é a ferramenta de medição de comorbidade mais amplamente utilizado, muitos provedores de saúde e pesquisadores agora estão usando o índice Elixhauser , que mede comorbidade com 30 condições.
Doença Mental
O Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas estima que 45 por cento dos presidiários americanos têm uma doença mental em comorbidade com a dependência de drogas .
Um dos tipos mais comuns de comorbidade é que, entre a dependência de drogas e de outras desordens mentais . Em alguns usuários, o uso de drogas revela sintomas latentes de doenças mentais, como esquizofrenia, transtorno bipolar e depressão. Outros se tornam viciadas em drogas , enquanto auto- medicar uma doença mental. Por exemplo , existe uma forte ligação entre a esquizofrenia e a dependência da nicotina . A pesquisa mostrou que as anormalidades específicas do cérebro associadas com a esquizofrenia aumentar os efeitos de recompensa (por exemplo , a libertação de dopamina ) associados com a nicotina . Além disso, a dependência de drogas e transtornos mentais são frequentemente relacionados aos mesmos fatores subjacentes, como vulnerabilidades genéticas e trauma na primeira infância.
Tratamento
Embora muitos medicamentos têm sido comprovadamente eficaz no tratamento de opiáceos, nicotina e álcool , houve poucas pesquisas sobre esses medicamentos como tratamentos para doenças mentais comórbidos. Muitos usuários de drogas com comorbidades alcançaram avanços com terapias comportamentais, tais como a terapia comportamental dialética , o tratamento assertivo na comunidade e até mesmo a terapia de exposição . Desde comorbidades físicas freqüentemente compartilham aspectos de gestão da doença, que muitas vezes são tratados em conjunto por especialistas. Por exemplo , um paciente com diabetes e doença isquêmica do coração , bem como vários fatores de risco cardiovascular , como a hipertensão será tratado principalmente em uma clínica cardiovascular.