Desenhe um triângulo . Rotular o interior do vértice superior " pensamento". Movendo no sentido horário , rotular o interior do próximo vértice "feeling" e no interior do vértice último " ações /comportamento. " Rotular o interior de cada vértice permite mais espaço para mais de escrever fora do triângulo .
2
Escrever um evento recente , chamado " fato gerador ", em um canto da página. O evento deve ser um único evento, inócuo. Um exemplo é "Eu vi um conhecido na loja e ele não acenou . "
3
Escrever um pensamento relacionado com o fato gerador fora do vértice do triângulo rotulado ", pensou . " Escreva algo que você realmente acredita que você pensaria nesta situação. Um exemplo é " Ele não deve gostar de mim. "
4
Escrever um sentimento relacionado com o pensamento fora do vértice do triângulo rotulado de " sentimento ". Escreva algo que você realmente acredita que você se sentiria dado esse pensamento. Exemplos são "desapontado ", " raiva " ou " solitária ".
5
Escrever uma ação ou comportamento relacionado ao sentimento fora do vértice do triângulo rotulado de " ação /comportamento. " Escreva algo que você realmente acredita que você faria com base nesse sentimento. Exemplos são " chorar", " confrontá-lo " ou " pé lentamente. "
6
Compare o pensamento, sentimento e ação /comportamento apresentado em seu triângulo cognitivo para o evento desencadeante. Continuando com nosso exemplo, pensar que alguém não gosta de você , sentindo desapontado e chorando porque ele não pode ser onda respostas extremas ao fato gerador e indicativo de pensamento irracional .
7
Apague o pensamento ilógico. Mude-o para um que vai levar a um sentimento mais agradável e um comportamento mais aceitável. Por exemplo, pensamentos lógicos a mudança poderia ser "Talvez ele não me ver " ou " Talvez ele estivesse com pressa. "
8
completar o triângulo cognitivo com o sentimento apropriado e ação /comportamento.