Crescer em uma família alcoólica não oferece estabilidade. Esta falta de segurança faz com que os filhos de alcoólatras que têm uma necessidade extrema para controlar as circunstâncias de sua vida até a idade adulta . Em alguns casos, isso pode significar a tentar ter o controle absoluto sobre todos os aspectos da vida. Em outros casos, pode significar envolver em assunção de riscos excessivos e desnecessários alimentada por um vício de "estar no limite ", segundo Kenneth Sher , Ph.D.
Intimidade
filhos de alcoólatras freqüentemente aprendem a esconder ou reprimir emoções ao invés de expressá-las. Em suas mentes, expressar sentimentos pode levar a conseqüências imprevisíveis e negativos. Como adultos essas crianças frequentemente expressar afeto , tentando corrigir problemas de outras pessoas ou " resgate" eles ao invés de agir como um parceiro ou se tornar íntimo com eles.
Auto-estima
filhos de alcoólatras freqüentemente baseiam a sua auto-estima e auto-estima nas opiniões dos outros. Muitos filhos de alcoólatras lutar para ser " bom o suficiente " para receber atenção positiva do seu pai ou pais e , em muitos casos ainda não entendeu que a atenção positiva. Isso pode causar um extremo desejo de ser "perfeito" ea sensação de que eles nunca são tão bons como deveriam ser , colocando desfazer importância às opiniões dos outros , suas conquistas e realizações .
Addiction
Filhos de alcoólatras são mais propensas ao vício , compulsão e comportamento auto-destrutivo . Além de ser mais propensas ao alcoolismo e abuso de drogas si, filhos de alcoólatras freqüentemente permanecem em relacionamentos abusivos ou insalubres fora de uma crença de que essas relações são normais ou são melhores do que qualquer relacionamento. Seus problemas com a auto-estima em muitos casos, torná-los inclinados a acreditar que eles merecem abuso ou que opiniões negativas da outra pessoa sobre eles são válidos.