Compreender a causa do abuso de drogas e dependência é importante para a redução do estigma . Segundo o Centro de Dependência e Saúde Mental, abuso de substâncias e doenças mentais são pensados para ser causada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e psicológicos. Campanhas anti- drogas e slogans como "Apenas diga não " dar a idéia de que a prevenção de abuso de substâncias e dependência são tão fácil como fazer uma escolha simples , que não é verdadeiro para aqueles que já vivem com essas condições.
Identificação
abuso de substâncias é caracterizada pelo uso excessivo de drogas que alteram a mente , como o álcool , cocaína ou heroína. A linguagem usada para descrever pessoas com transtornos de abuso de substâncias pode ser útil na identificação de estigma e preconceitos. Palavras como " viciado " ou " viciado em drogas " são sinais óbvios de estigma que negam a legitimidade destas doenças e tentam definir a pessoa pela sua condição sozinho. A crença de que o abuso de substâncias é uma falha moral ou fraqueza pessoal também está incorreta e potencialmente prejudiciais . Culpar os pacientes de abuso de substâncias para a sua condição é uma forma importante e persistente do estigma que pode resultar em sentimentos desnecessários de vergonha, culpa e auto- ódio entre os pacientes.
Equívocos
A idéia de que o abuso de substâncias é uma escolha está no coração de grande parte do estigma em torno da doença. Embora o uso de drogas é uma escolha , inicialmente , abuso e dependência crônica marcar a passagem de escolha para transtorno médico . O que implica que sofredores drogas " escolher " ou álcool sobre suas famílias, amigos ou carreiras é enganoso e prejudicial para a auto-estima do indivíduo. A percepção comum dos portadores de abuso de substâncias como sem-teto , preguiçosas ou pobres é falsa, porque esses distúrbios afetam pessoas de todas as origens. Este tipo de estigma se torna ainda mais perigoso quando questões como raça, gênero ou cultura são erroneamente ligados a abuso de substâncias.
Prevenção /solução
Mudar a forma como você fala sobre abuso de substâncias é o primeiro passo para a redução do estigma e medo. A Aliança Nacional dos Advogados para Tratamento de Buprenorfina sugere a substituição palavras como " viciado " e " drogado ", com termos mais compassivos e medicamente corretas como " abuso de substâncias paciente " ou "pessoa em adicção ativa . " Abster-se do uso de linguagem estigmatizante é um bom exemplo para aqueles que não têm uma compreensão sobre a natureza médica da doença. Lembrando os outros que o abuso de drogas e dependência são condições médicas legítimas pode ajudar a promover a propagação da verdade , ajudando a superar o estigma .