Dar uma visão geral sobre o tema que o grupo é projetado para resolver. Se esta é a primeira reunião do grupo , forneça o grupo com informações básicas sobre o tema e como isso afeta as pessoas em geral. Por exemplo, um grupo psicoeducacional para pessoas com dependência de substância deve dar uma visão geral dos mecanismos de dependência , incluindo como e por que as pessoas se tornam dependentes , o que significa que a dependência fisiológica e os tipos de tratamento que são mais eficazes . Continuam a apresentar informações mais detalhadas em cada reunião consecutiva , de modo que o grupo está em constante aprender mais sobre o assunto.
2
Escolha o método de apresentação que melhor se ajusta ao grupo e incentivar perguntas. Isso pode ser feito depois de ter apresentado formalmente informações ou enquanto você está apresentando a informação. Deixe bastante espaço para os membros do grupo a fazer perguntas, desde o ponto de um grupo de psicoeducação é para os indivíduos a aprender mais sobre os seus problemas específicos .
3
Ligue informações específicas com os objetivos da os membros do grupo . Ajuda as pessoas a descobrir como a informação fornecida tem um impacto real sobre as suas vidas e processo de recuperação. Por exemplo, em um grupo de psicoeducação para pessoas com problemas de abuso de substâncias , você pode discutir gatilhos para o uso , como as pessoas , lugares ou eventos que levam ao desejo de usar. Neste caso, incentivar os membros do grupo a dar exemplos de gatilhos pessoais para uso e pensar em maneiras que eles podem evitar esses gatilhos .