Afaste-se de que a pessoa o mais rápido possível , se a mentira que disse o coloca em perigo físico ou psicológico . Às vezes, o perdão incondicional não é do nosso interesse . Peça a um amigo , parente ou abrigo para ajudá-lo a fazer um plano de fuga , se necessário.
2
Peça que a pessoa por que eles achavam que tinha que mentir , e realmente ouvir . Se você é um pai e seu filho está mentindo para você , pergunte-se o que eles sentiram que tinham a perder se disse a verdade . Mude o que você puder sobre o seu próprio comportamento e, freqüentemente, reiterar à pessoa que você está ali para ouvir sem julgar .
3
Ajuda a pessoa a encontrar a terapia se a mentira parece ser patológico. Um padrão invasivo de mentirosa crônica pode ser um indicativo de doença mental. Quanto mais cedo você pode intervir , e quanto mais a pessoa é receptiva ao tratamento, melhor o resultado potencial.
4
Manter seus próprios limites com o melhor de suas habilidades. Se você tiver mentido repetidamente , você pode se perguntar se alguma coisa o mentiroso nunca disse que era a verdade. Faça o que tiver que fazer para manter o mentiroso de trair de novo, curto de ferir a si mesmo ou alguém. Pode ser difícil resistir ao charme de um mentiroso patológico , mas quando a traição envolve a sua família , você deve fazer o que é melhor para a maioria dos membros da família.
5
manter os serviços de um profissional qualificado advogado se as mentiras podem ter ramificações legais . Comunique-se com o mentiroso tão pouco quanto possível, permitindo que o seu advogado para fazer a falar. Os advogados podem ajudar a manter o profissional de comunicação quando você está muito magoado ou com raiva para manter a calma.