Dale Carnegie " Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas " se tornou um best-seller em 1936 , com ensaios como "Técnicas Fundamentais em lidar com as pessoas " ou " Regras Sete em tornar a sua vida mais feliz Início ". No entanto , a psicologia pop pode ser atribuída a movimentos anteriores pseudo-científicas nos séculos 18 e 19 , como frenologia ou fisionomia que definiu tendências psicológicas de acordo com as características físicas da face ou crânio. Outros textos clássicos de psicologia pop incluem Napoleon Hill "Pense e Enriqueça" (1937) e Norman Vincent Peale , "O Poder do Pensamento Positivo " (1952) .
Finalidade
Enquanto Freud , Jung ou Lacan , principalmente, escreveu tratados teóricos sobre a condição humana , os psicólogos pop adotar mais de um how-to se aproximar para a cura de problemas psicológicos. Embora psicólogos pop pode avançar certas afirmações sobre como a mente funciona , eles usá-los como ponto de partida para dar conselhos sobre a realização de objetivos específicos , a felicidade ou inner- paz. Psicólogos Pop geralmente não abordam doenças mentais graves, como esquizofrenia ou transtorno obsessivo-compulsivo.
Injustificadas Sinistros
psicólogos Pop introduziram muitas idéias e crenças que não são aceites pela comunidade médica em geral. Alguns mitos populares incluem que usamos apenas 15 por cento do nosso cérebro ou pessoas pode ser controlada através de uma forma de hipnotismo sugestivo conhecida como programação neuro- linguística. Outros memes psicologia pop pode ser encontrada nos discursos profissionais ou metodologias , mas assumem importância exagerada ou distorcida em um contexto popular. Por exemplo, Freud pode ter inventado o conceito de ato falho , mas não é fundamental para suas teorias psicanalíticas .
Consequências
Muitas pessoas tornam-se mais feliz e mais saudável através empregando psicologia pop em suas vidas diárias . No entanto , os profissionais médicos têm alertado para os perigos. Auto- ajuda livros costumam fazer promessas unrealisitic sobre seus benefícios ou exagerar a facilidade com que o leitor pode resolver problemas psicológicos complexos. Outra possível desvantagem envolve automedicação literária. Neuroses crônicas, como depressão devem ser examinados e tratados por um psicólogo e não pelo sofredor.