Pessoas com DBP são propensos a explosões emocionais e acessos de raiva . Absorvendo o álcool só faz estes explosão mais provável, porque intoxicação, embriaguez particularmente pesada, solta restantes inibições sobre o comportamento selvagem. Este comportamento tem um efeito negativo duradouro sobre a durabilidade das amizades e relacionamentos amorosos , e é mais freqüentemente com o consumo freqüente de álcool. A deterioração resultante das relações interpessoais leva diretamente aos efeitos muito mais graves.
Isolamento Social
álcool causa um ciclo vicioso para pessoas com transtorno de personalidade borderline. Batendo em outros, ou provocando seu desdém com o comportamento incomum ou deprimido , eventualmente, leva ao isolamento social. De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Rochester, aqueles indivíduos que vivem sozinhos são muitas vezes separados dos cônjuges devido ao divórcio , uma forma emocionalmente devastador de isolamento social. Esta retirada do mundo só torna mais provável que o indivíduo vai continuar uma espiral de uso de álcool e alienante comportamento para com os outros .
Desemprego
Estes fenômenos comportamentais , obviamente, causar atrito no local de trabalho . O desemprego, ou uma maior frequência de desemprego na nossa vida , é uma conseqüência comum da DBP. Tal como acontece com o ciclo vicioso mencionado no que diz respeito ao isolamento social , uso de álcool aumenta a chance de perder o emprego . Esta forma alternativa de rejeição social pode levar a ainda mais o uso de álcool e aumento demonstrações de raiva ou tristeza profunda .
Self- Injury
Como o uso do álcool continua a tendência de queda de uma pessoa com BPD , muitos com a doença voltar-se para as formas de auto -lesão para alívio adicional. As pessoas com BPD relatam uma sensação súbita e temporária de alívio quando se cortam . Embora possa proporcionar alívio emocional, auto- lesão , obviamente, contribui para um maior isolamento e coloca o indivíduo em risco de infecções e cicatrizes. Assim como o consumo de álcool faz com que seja mais fácil para as pessoas a se envolver em outros comportamentos de risco , ele também permite que muitos a cortar-se quando o próprio álcool não traz alívio.
Suicídio
o efeito mais grave do alto consumo de álcool em uma pessoa com BPD é a tendência para o suicídio. Análise de suicídio e tentativas de suicídio sugerem que os indivíduos com BPD que são dependentes de álcool são também mais propensos a ter uma intenção séria de cometer suicídio. Eles têm uma maior taxa de conclusão de suicídio do que quaisquer outras pessoas que tentaram o suicídio .