casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | Transtorno Bipolar
Você pode testar positivo para mono, mas não ter mono?
É possível que uma pessoa teste positivo para anticorpos contra o vírus Epstein-Barr (EBV), que é o vírus que causa a mononucleose infecciosa (mono), sem realmente ter a doença ativa. Isso é conhecido como resultado "falso positivo".
Existem alguns motivos pelos quais uma pessoa pode ter um teste positivo para mono, mas não ter a doença ativa:
*
Infecção recente por EBV: Uma pessoa que foi recentemente infectada com EBV pode testar positivo para anticorpos contra o vírus, mesmo que não apresente sintomas de mononucleose. Isso ocorre porque leva tempo para o corpo desenvolver imunidade ao vírus.
*
Infecção crônica por EBV: Algumas pessoas podem desenvolver uma infecção crónica por EBV, o que significa que o vírus permanece no seu corpo durante muito tempo. Essas pessoas podem ter resultados positivos para anticorpos contra o EBV, mas podem não apresentar quaisquer sintomas da doença.
*
Reativação do EBV: O EBV pode ser reativado em pessoas imunossuprimidas, como aquelas com HIV/AIDS ou câncer. Isto pode levar a um resultado positivo no teste para mono, mesmo que a pessoa não tenha a doença ativa.
Se o teste for positivo para mono, mas não apresentar nenhum sintoma da doença, seu médico poderá solicitar exames adicionais para confirmar o diagnóstico. Esses testes podem incluir um exame de sangue para medir os níveis de anticorpos EBV no sangue ou uma cultura da garganta para testar a presença do vírus EBV.
Se você for diagnosticado com mononucleose, é importante seguir as instruções do seu médico para tratamento e recuperação. A maioria das pessoas com mono se recupera completamente em poucas semanas.