casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | Transtorno Bipolar

A bipolaridade está ligada à doença de Crohn?

Existem algumas evidências que sugerem que o transtorno bipolar e a doença de Crohn podem estar ligados. Por exemplo, vários estudos descobriram que as pessoas com perturbação bipolar têm maior probabilidade de ter a doença de Crohn do que a população em geral. Além disso, as pessoas com doença de Crohn têm maior probabilidade de apresentar alterações de humor e outros sintomas psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Uma possível explicação para esta ligação é que se pensa que tanto o transtorno bipolar quanto a doença de Crohn são causados ​​por inflamação. A inflamação é uma resposta natural a uma lesão ou infecção, mas também pode ser prejudicial quando persiste por muito tempo. A inflamação crônica tem sido associada a vários problemas de saúde, incluindo transtornos de humor, diabetes e doenças cardíacas.

Outra possibilidade é que o transtorno bipolar e a doença de Crohn compartilhem alguns fatores de risco genéticos comuns. Estudos descobriram que pessoas com histórico familiar de transtorno bipolar têm maior probabilidade de desenvolver a doença de Crohn, e pessoas com doença de Crohn têm maior probabilidade de ter histórico familiar de transtorno bipolar.

É importante notar que a ligação entre o transtorno bipolar e a doença de Crohn não é totalmente compreendida. Mais pesquisas são necessárias para determinar a natureza exata dessa relação.

Se você tem transtorno bipolar e doença de Crohn, é importante conversar com seu médico para controlar ambas as condições. O tratamento para o transtorno bipolar pode incluir medicamentos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida. O tratamento para a doença de Crohn pode incluir medicamentos, cirurgia e mudanças no estilo de vida.