casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | Transtorno Bipolar
Como ajudar com transtorno bipolar
O transtorno bipolar é uma doença mental grave que causa alterações extremas nos níveis de humor, energia e atividade. Essas alterações de humor podem ser debilitantes e dificultar que as pessoas com transtorno bipolar tenham uma vida normal e produtiva.
Se você conhece alguém com transtorno bipolar, há uma série de coisas que você pode fazer para ajudar. Aqui estão algumas dicas:
*
Eduque-se sobre o transtorno bipolar. Quanto mais você souber sobre a doença, melhor será capaz de compreender e apoiar seu ente querido. Existem muitos recursos disponíveis online e de profissionais de saúde mental.
*
Seja solidário. O transtorno bipolar pode isolar, por isso é importante que seu ente querido saiba que você está ao seu lado. Esteja disponível para ouvir e ofereça seu apoio da maneira que puder.
*
Incentive o tratamento. O tratamento para o transtorno bipolar está disponível e pode ser eficaz no controle da doença. Incentive seu ente querido a procurar tratamento e ajude-o a encontrar um terapeuta ou psiquiatra com experiência no tratamento do transtorno bipolar.
*
Seja paciente. O transtorno bipolar é uma condição crônica e pode levar algum tempo para que as pessoas com essa doença encontrem o tratamento certo e aprendam como controlar seus sintomas. Seja paciente e compreensivo e não desista do seu ente querido.
Aqui estão algumas dicas adicionais para ajudar alguém com transtorno bipolar:
*
Defina expectativas realistas. Não espere que seu ente querido seja sempre capaz de funcionar no mesmo nível. Eles podem precisar fazer pausas no trabalho ou na escola e podem precisar de ajuda nas tarefas diárias.
*
Seja flexível. O transtorno bipolar pode causar alterações no humor e no comportamento. Seja flexível e compreensivo e tente evitar situações que possam desencadear alterações de humor.
*
Seja positivo. O transtorno bipolar é uma doença grave, mas é importante permanecer positivo. Incentive seu ente querido a se concentrar nas coisas boas da vida e lembre-o de que não está sozinho.
Com o apoio certo, as pessoas com transtorno bipolar podem viver vidas plenas e produtivas.