bipolar é um transtorno de humor onde as experiências turnos paciente no humor de mania, um humor muitas vezes eufórico elevado, à depressão. O paciente pode sentir a hipomania , que é uma forma leve de mania, ou mania disfórica , que é mania sem a euforia. Alguns pacientes também experimentam um episódio misto , que é quando um paciente experimenta sintomas de mania e depressão ao mesmo tempo. Os quatro sub-tipos do espectro bipolar são> bipolar I, II, sem outra especificação ( SOE ) e ciclotimia . Esta doença geralmente se apresenta na adolescência ou início da idade adulta , mas ocasionalmente apresenta na infância.
Reconhecer os seus sintomas e Triggers
Para gerir os seus sintomas e dispara primeiro você precisa reconhecer o que eles são. Nem todos com transtorno bipolar tem os mesmos sintomas , mas possíveis sintomas de mania incluem: menos necessidade de sono, pensamentos rápidos , fala rápida , aumento do nível de atividade, euforia, hipersexualidade , gastos excessivos , irritabilidade, agravamento, comportamento de risco, aumento da confiança e sentimentos de grandiosidade . Possíveis sintomas de depressão incluem: tristeza , diminuição do interesse em atividades que a pessoa usou para desfrutar , pensamentos suicidas , insônia, ganho ou perda de peso , problemas de concentração , dificuldade em tomar decisões , sentir-se culpado e desesperança
Um gatilho (também . chamado um estressor ) é algo que faz com que uma mudança de humor e que pode ser diferente para cada pessoa . Reconhecer e evitar seus gatilhos quando possível pode ser uma grande ajuda na gestão da sua doença. Possíveis fatores incluem: não ter um horário de sono regular , mau uso de álcool ou drogas, tireóide e outras condições médicas , medicamentos depressão ( pode desencadear mania em alguns) , não tomar a sua medicação , mudanças sazonais, trabalho e /ou mudanças de vida , feriados, e doença.
Um gráfico de humor pode ajudar a reconhecer e controlar seus sintomas e causas. Também pode ser útil para a sua equipe médica. Um diário simples pode ser usado também. Pode ser difícil de reconhecer e ver todos os seus próprios sintomas e gatilhos. Sua família e amigos pode ser um grande recurso para ajudá-lo a reconhecer seus sintomas e causas.
Técnicas para gerenciar seus sintomas
Uma das principais formas de gerir o seu transtorno bipolar é com o tratamento adequado . Exatamente relatar seus sintomas para a sua equipe médica é um componente chave no tratamento adequado. Também é importante tomar os seus medicamentos regularmente, especialmente quando você sente que não precisa deles . É comum que alguém a parar de tomar a medicação , quando ele sente que não é mais necessário. Quando você chegar ao ponto onde você sente que já não precisa de medicação , isso significa que a sua medicação está funcionando, e se você parar de tomar a medicação , os sintomas vão voltar.
Outra ferramenta importante que você pode usar para ajudar a controlar o transtorno bipolar é viver uma vida equilibrada. Durma regular, exercício diário , comer refeições regulares , converse com seu médico sobre o uso de álcool e evitar drogas recreativas . Também ajudará se você preencher o seu gráfico humor ou diário , tomar seus medicamentos em uma base regular , fale com sua família e amigos, e fazer uma lista de quem você pode chamar em caso de necessidade de falar.
Trabalho pode ser difícil quando você tem transtorno bipolar. Você pode tomar alguns passos que você para ajudá-lo durante o trabalho. Tome pequenas pausas, quebrar grandes tarefas em tarefas menores , dormir regular, usar calendários e /ou planejadores para ajudar você a gerenciar seu tempo e evitar os gatilhos no trabalho. Certifique-se de verificar com o seu empregador para ver se eles oferecem quaisquer programas de apoio como parte de seu pacote de benefícios.
Também é importante ter uma rede de apoio. Mantenha uma lista com você de que você pode ir para quando a sua doença se torna difícil ou você se encontra pensando em suicídio . Esta lista pode incluir a família, os amigos , os membros da sua igreja , o clero , o terapeuta , médico ou outros membros da comunidade bipolar. Verifique se o seu local para ver se existem grupos de apoio locais que se encontram. Se você está pensando em suicídio, é hora de falar com alguém. Se você não tem alguém que você pode falar ou eles não estão disponíveis , ligue para o 911 ou 1-800-SUICIDE .