Depois de ter sido diagnosticado com transtorno bipolar , é vital para que você possa compreender totalmente o que esta desordem é e como ele é tratado . Quanto mais você se educar , melhor equipado você está a lidar com a sua condição
Um excelente livro para ler é: " Transtorno Bipolar : um guia para pacientes e familiares " . Pelo Dr. Francis Mondimore , MD . Em seu livro, Dr. Mondimore explica tudo, desde o próprio transtorno aos efeitos colaterais dos medicamentos de tratamento e como evitá-los . Ele também é honesto, explicando os altos e baixos emocionais que você pode esperar como você vive com transtorno bipolar.
Participar de seu tratamento
Agora que você sabe o que seu transtorno é, e as opções de tratamento disponíveis para você, participar ativamente no planejamento do seu tratamento. Não tenha medo de questionar o seu médico ou expressar sua opinião sobre um medicamento específico. Lembre-se, você tem que viver com os efeitos colaterais .
Você também deve , sem falta, tomar a sua medicação todos os dias , como prescrito. Mesmo se você se sentir como se você está melhor , parando a sua medicação pode ter repercussões graves e causar-lhe a recaída. Consulte seu médico antes de fazer qualquer alteração que poderia ser prejudicial.
Paciência é , talvez, o maior pedaço do quebra-cabeça em seu tratamento. Pode levar semanas ou meses antes de você e seu médico a encontrar o plano de tratamento adequado para você; isso não vai acontecer durante a noite
Participar de um Grupo de Apoio
Você tem certeza de ter dias em que você se sentir triste ou deprimido.; isso faz parte da doença. Por esta razão, é importante ter um forte círculo de apoio , seja amigos ou familiares , que estarão lá para você falar com a observação de um momento . Também é uma boa idéia para se cercar de pessoas otimistas; eles podem ter a capacidade de levantar o seu espírito , em vez de torná-lo mais deprimido do que já pode ser.
Participar de um grupo de apoio para pessoas com transtorno bipolar é outra opção a considerar. Enquanto seus amigos e familiares podem fornecer-lhe o apoio emocional que você precisa em um beliscão, que nem sempre entendem o que você está passando e como você se sente . Cercar-se com outras pessoas enfrentando os mesmos problemas podem ser reconfortante e fazer você se sentir menos isolado .
Monitore seus humores
Sabendo o que desencadeia um episódio de mania ou depressão muitas vezes pode ajudá-lo a parar o episódio antes de assumir completamente . Criando um gráfico de humor pode ajudá-lo a fazer isso . Em sua lista gráfico a data, o seu humor eo que aconteceu antes de sua mudança de humor . Você também deve listar a temporada, o seu padrão de sono e qualquer evento que ocorreu naquele dia , como um confronto no trabalho ou que recebem boas notícias no e-mail . Depois de duas ou três semanas, você vai começar a perceber que eventos específicos têm um impacto sobre o seu humor; isso vai ajudá -lo a evitar esses eventos ou elaborar um plano para mudar o seu humor quando você notar que começam a mudar.
Mantenha uma rotina
Conceber uma rigorosa rotina diária e ficar com ela todos os dias. Por exemplo , dormir muito ou pouco pode causar um episódio maníaco ou deprimido. Uma vez que você sabe o quanto resto você precisa, definir uma hora de dormir específico e definir o alarme para exatamente oito horas mais tarde; isso garante que você está recebendo o resto que você precisa.
incorporar o exercício em seu dia , sem falhar. Isso pode ajudá-lo a liberar o estresse acumulado e agravamento , impedindo um episódio de depressão ocorra.
Finalmente, manter sua rotina , não importa o quê. Coma ao mesmo tempo a cada dia, tomar o mesmo caminho para o trabalho e definir o tempo reservado para o relaxamento . Esta estrutura pode ajudar a evitar mudanças de humor ocorra porque você sabe o que esperar e quando esperar .