A maior preocupação em relação a cessar este medicamento é recaída. Um estudo realizado por Stuppes e colegas (1991) constatou que mais de 50% dos episódios de mania ocorreu três meses após a interrupção do lítio . As pessoas também relatam ter aumento da ansiedade , irritabilidade e alterações emocionais após a retirada da droga.
Solution
retirada gradual de lítio , no entanto, reduz o risco de recaída. O mais lento que você retirar essa medicação , o seu melhor resultado será .
Planejamento
Se você decidir parar de tomar lítio , o melhor é ter um plano de . Você pode introduzir outros tipos de terapia em sua vida , para compensar a perda de lítio . Você tem que considerar o tempo para parar esta medicação também. Você não deve parar de tomar lítio durante períodos de estresse .
Case Study
Uma mulher de 58 anos com maníaco- depressão começou a tomar 800 a 1.600 mg por dia de lítio . Seis anos mais tarde, ela pediu para parar . Ela gradualmente parou depois de um período de dois meses. Nesse ponto, seu marido informou que ela estava doente . Ela estava confusa e ansiosa, mas não deprimido. Uma pequena dose de lítio foi re- administrado durante 10 dias , e ela melhorou . Depois de parar de novo, ela precisou de hospitalização. Ela estava despenteado e tinha uma consciência prejudicada. O paciente deu novamente lítio e recuperado.
Introspecção
Quanto mais tempo você tem estado a tomar lítio , mais o seu cérebro e corpo se adaptaram à droga. Se você tem sido em lítio para mais de 2 anos , você provavelmente não deve reduzir qualquer mais rápido do que 10 % ao mês. Se você decidir que quer parar de tomar lítio , você deve sempre consultar o seu médico. Recomenda-se uma revisão regular de cada caso.