Psiquiatras e psicólogos clínicos têm formação específica para o diagnóstico de doenças mentais , incluindo o transtorno bipolar . Um diagnóstico de transtorno bipolar é feito se forem cumpridos os critérios definidos no DSM- IV para o transtorno bipolar.
Tipos
Transtorno bipolar I inclui períodos de mania e depressão , enquanto que o transtorno bipolar II inclui períodos de hipomania e depressão. A hipomania é mais curto de duração e menos grave do que mania
Características
Hipomaníaco e episódios maníacos incluem pelo menos três dos seguintes sintomas: . Humor elevado , irritabilidade , auto-estima inflada , diminuição da necessidade de sono , aumento da loquacidade , pensamentos , falta de concentração , aumento da atividade meta dirigida e envolvimento excessivo em atividades prazerosas com um alto potencial para consequências negativas. Os episódios depressivos incluir pelo menos cinco dos seguintes sintomas: humor deprimido , perda de interesse ou prazer em atividades que antes gostava, alterações de peso significativas , insônia ou sono excessivo , agitação ou retardo psicomotor , fadiga, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva , falta de concentração e pensamentos recorrentes de morte ou suicídio .
história
Avaliação do transtorno bipolar exige examinar o histórico de alterações do humor. Um diagnóstico de transtorno bipolar requer pelo menos um episódio atual ou passada de hipomania ou mania e um episódio atual ou passada de depressão. Quadro
Tempo
períodos
Episódios são especificados de tempo em que alguns sintomas de humor estão presentes . Episódios maníacos duram pelo menos uma semana , episódios depressivos duram pelo menos duas semanas e episódios hipomaníacos durar pelo menos quatro dias.
Considerações
O transtorno bipolar é freqüentemente diagnosticada como depressão maior, já que os indivíduos normalmente só procuram tratamento quando eles estão se sentindo deprimido. Muitos antidepressivos podem induzir episódios maníacos em pessoas com transtorno bipolar.