O método mais comum de psicoterapia para tratamento de transtorno bipolar é terapia cognitivo-comportamental (TCC) . Se você optar pela CBT , então você vai visitar periodicamente um psiquiatra ou outro profissional de saúde mental , que irá ajudá-lo modificar pensamentos e comportamentos indesejáveis através de terapia da conversa . A freqüência ea duração das visitas varia de acordo com o conselho de seu médico.
Existem outros tipos de psicoterapia que podem ser usados para tratar o transtorno bipolar também. Estes incluem a terapia orientada para a família , em que os membros da família estão incluídos nas sessões de terapia para ajudar a fornecer-lhe um ambiente familiar mais favorável; terapia ritmo social , em que o uso de um cronograma é enfatizada para evitar episódios de mania;
Medicação e psicoeducação , em que são informados sobre a natureza do transtorno bipolar , a fim de ajudá-lo a reconhecer e controlar os episódios maníacos.
Diversas variedades de medicamentos estão disponíveis que podem ajudar você a gerenciar seus sintomas bipolares. Os medicamentos mais comumente usados para o tratamento da doença bipolar são estabilizadores do humor medicamentos como lítio . Outros medicamentos aprovados para o tratamento da doença bipolar incluem medicamentos antipsicóticos atípicos e antidepressivos.
Eletroconvulsoterapia
Outro método que está aprovado para o tratamento de transtorno bipolar é eletroconvulsoterapia ( ECT) , ou terapia de choque . Uma breve choque elétrico é administrado depois de tomar um relaxante muscular e são colocados sob anestesia . ECT é muitas vezes usado para ajudar os pacientes para os quais a medicação e psicoterapia são ineficazes .
Remédios naturais
Embora muitos remédios naturais, como erva de São João ou ômega -3 ácidos gordos , pretende ser tratamentos eficazes para a doença bipolar , há nenhuma evidência clínica que sugere que estes tratamentos têm qualquer benefício terapêutico . Esses remédios , por vezes, interagir com outros medicamentos , por isso não deixe de consultar um médico antes de tomá-los.
A única maneira que você possa determinar qual o tratamento para o transtorno bipolar é certo para você é através da consulta com seu médico.