casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | Transtornos de Ansiedade

O que é a ansiedade realista de Freud, a ansiedade moral e a ansiedade neurótica?

De acordo com a teoria psicanalítica de Sigmund Freud, existem três tipos de ansiedade:ansiedade realista, ansiedade moral e ansiedade neurótica.

1. Ansiedade realista:
A ansiedade realista é uma resposta normal e adaptativa a perigos ou ameaças externas. Baseia-se na percepção de um perigo real no ambiente, como estar numa situação de risco de vida ou enfrentar um desafio real. Esse tipo de ansiedade motiva os indivíduos a tomarem medidas de proteção e garante a autopreservação.

2. Ansiedade Moral:
A ansiedade moral surge da internalização de valores sociais e padrões morais. É o medo de violar princípios morais, normas sociais ou o próprio código ético. A ansiedade moral leva a sentimentos de culpa, vergonha ou sensação de inadequação quando os indivíduos não conseguem atender às suas expectativas morais internalizadas.

3. Ansiedade Neurótica:
A ansiedade neurótica é o tipo mais complexo de ansiedade e está enraizada em conflitos inconscientes. Não é uma resposta a um perigo externo real, mas sim uma manifestação de dinâmica psicológica inconsciente. A ansiedade neurótica muitas vezes resulta de conflitos infantis não resolvidos, impulsos reprimidos ou medos profundos que não são acessíveis conscientemente.

- A ansiedade neurótica é excessiva, irracional e não proporcional ao perigo real.
- É frequentemente caracterizada por sentimentos de pavor, insegurança e preocupação crónica.
- A ansiedade neurótica pode interferir no funcionamento diário, causando sofrimento psicológico significativo e prejudicando os relacionamentos e o bem-estar geral.

Freud acreditava que a ansiedade neurótica é um mecanismo de defesa contra conflitos e ansiedades inconscientes que não podem ser confrontados ou resolvidos diretamente. Serve como uma forma de gerenciar esses conflitos internos, deslocando a ansiedade para objetos, situações ou sintomas externos.

Compreender estes diferentes tipos de ansiedade pode fornecer informações sobre as causas subjacentes do sofrimento emocional e ajudar os indivíduos a trabalhar no sentido de gerir e resolver a sua ansiedade de forma mais eficaz.