casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | Transtornos de Ansiedade
O que é tecnofobia?
Tecnofobia é um medo ou aversão à tecnologia ou às máquinas. Pode variar de um leve desconforto a um grave transtorno de ansiedade. Pessoas com tecnofobia podem evitar totalmente o uso da tecnologia ou usá-la apenas com grande dificuldade. Eles também podem apresentar sintomas físicos, como suor, tremores ou batimentos cardíacos acelerados quando expostos à tecnologia.
Os sintomas de tecnofobia podem incluir :
* Medo ou ansiedade ao usar tecnologia
* Evitar situações que envolvam tecnologia
* Sintomas físicos, como suor, tremores ou batimentos cardíacos acelerados quando exposto à tecnologia
* Pensamentos negativos sobre tecnologia
* Dificuldade de concentração ou tomada de decisões ao usar tecnologia
* Sentir-se sobrecarregado ou em pânico ao usar a tecnologia
O que causa a tecnofobia? As causas da tecnofobia não são totalmente compreendidas, mas alguns fatores que podem contribuir para isso incluem:
*
Experiências negativas com tecnologia no passado. Uma pessoa pode desenvolver tecnofobia se tiver tido uma experiência negativa com a tecnologia, como uma falha no computador, ou se tiver sido ridicularizada por não ser boa com tecnologia.
*
Falta de familiaridade com a tecnologia. Pessoas que não estão familiarizadas com a tecnologia podem ter medo dela porque não entendem como ela funciona. Eles também podem ter medo de cometer erros ou quebrar algo ao usar a tecnologia.
*
Traços de personalidade. Pessoas que são mais ansiosas ou introvertidas do que extrovertidas podem ter maior probabilidade de sentir tecnofobia.
*
Influências sociais. A nossa sociedade envia frequentemente a mensagem de que as pessoas devem ter medo da tecnologia, como nos filmes ou programas de televisão. Isso pode contribuir e normalizar a tecnofobia.
Como é tratada a tecnofobia? A tecnofobia pode ser tratada com uma variedade de terapias, incluindo terapia cognitivo-comportamental (TCC) e terapia de exposição. A TCC ajuda as pessoas a mudar pensamentos e crenças negativas sobre a tecnologia, enquanto a terapia de exposição as ajuda a enfrentar gradualmente o medo da tecnologia de forma segura e controlada.
Superando a tecnofobia pode levar tempo e esforço, mas é possível com o tratamento certo. Se você acha que pode estar sofrendo de tecnofobia, converse com seu médico ou profissional de saúde mental para obter ajuda.