casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | Transtornos de Ansiedade
Qual é a diferença entre personalidade de evitação e transtorno?
A personalidade esquiva e o transtorno da personalidade esquiva são conceitos relacionados, mas distintos.
Personalidade de evitação refere-se a um traço de personalidade caracterizado por um padrão de evitar interações sociais, intimidade e novas experiências. Pessoas com personalidade evitativa tendem a ser tímidas, retraídas e desconfortáveis em situações sociais. Eles também podem ter baixa autoestima e ser muito sensíveis às críticas.
Transtorno de Personalidade Evitativa é uma forma mais grave de personalidade evitativa que atende aos critérios para um transtorno de personalidade. Pessoas com transtorno de personalidade esquiva experimentam sofrimento e prejuízo significativos em suas vidas devido aos seus comportamentos de evitação. Podem ter dificuldade em formar e manter relacionamentos íntimos e podem ter dificuldades para funcionar em ambientes sociais e de trabalho.
A principal diferença entre a personalidade esquiva e o transtorno de personalidade esquiva é a gravidade dos sintomas. Pessoas com personalidade de evitação podem experimentar algum sofrimento e prejuízo em suas vidas, mas geralmente são capazes de funcionar adequadamente. As pessoas com transtorno de personalidade esquiva, por outro lado, experimentam sofrimento e prejuízos significativos em suas vidas e podem necessitar de tratamento para controlar seus sintomas.
Alguns dos sinais e sintomas do transtorno de personalidade esquiva incluem: * Sentir-se inadequado, inferior ou desagradável
* Ser extremamente sensível a críticas ou rejeição
* Evitar atividades ou situações que possam envolver interação social ou escrutínio
*Ter dificuldade em estabelecer ou manter relacionamentos próximos
* Sentir-se tenso, ansioso ou até mesmo em pânico em situações sociais
* Ter uma opinião negativa sobre si mesmo
* Estar preocupado com pensamentos de inadequação ou rejeição
* Ter dificuldade em se afirmar ou expressar suas próprias opiniões
* Ter tendência a se afastar de situações sociais
Alguns dos sinais e sintomas da personalidade evitativa incluem: * Timidez
* Comportamento retraído
*Desconforto em situações sociais
* Baixa auto-estima
* Sensibilidade a críticas
* Dificuldade em fazer amigos
* Dificuldade em manter relacionamentos próximos
* Evitar novas experiências
* Procrastinação
* Medo do fracasso
Se você acha que pode ter personalidade esquiva ou transtorno de personalidade esquiva, é importante procurar ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudá-lo a compreender seus sintomas e desenvolver mecanismos de enfrentamento. O tratamento para transtorno de personalidade esquiva geralmente envolve psicoterapia e medicação.