Muitas condições médicas pode levar a pensamentos paranóicos . Doença de Alzheimer , as deficiências químicas , envenenamento catinona e distúrbios de degeneração neurológica pode prejudicar o sistema nervoso e levar à confusão e emoções instáveis. Sofrem de essas condições às vezes se esquecem que eles podem confiar e também perdem a capacidade de diferenciar entre o comportamento de confiança e suspeita.
Associados Doenças mentais
Algumas doenças mentais estão associados com paranóia. A incapacidade de pensar claramente pode causar uma pessoa a perder a capacidade de diferenciar entre pessoas de confiança e não confiáveis. A esquizofrenia faz com que um indivíduo a ter pensamentos bizarros ou desorganizados . Alguns indivíduos alucinações e começar a acreditar que o que eles alucinar ao invés de seus amigos e familiares . Psicose envolve um descolamento da realidade que pode levar a pensamentos paranóicos
Substance Abuse
Muitas substâncias levar a paranóia se abusou : . Álcool , anfetaminas, crack, crystal meth , cocaína, ecstasy , maconha, narcóticos , opióides, ópio , analgésicos, oxicodona , pílulas para dormir e tranqüilizantes . Retirada de muitas destas substâncias também podem desencadear pensamentos paranóicos , então a retirada deve ser tratada com cuidado e com supervisão próxima .
Transtorno da Personalidade
Alguns indivíduos têm personalidades que apresentam desconfiança geral e desconfiança para com os outros . Isso geralmente ocorre quando um indivíduo é levantada por membros da família que são delirante ou psicótico. Transtorno de personalidade paranóide também é comum entre aqueles que foram abusados e senti que eles não tinham como prever quando eles seriam abusados seguinte. Essas pessoas muitas vezes acreditam teorias da conspiração e entreter noções de perseguição. Esta doença é mais difícil de tratar , porque não há base médica para isso.
Diagnóstico
Alguns medos são legítimos e não são considerados paranóico. Para que alguém seja considerado paranóico , alguém tem que não têm base para os temores de perseguição, constantemente duvidar da lealdade dos outros, um medo de confiar em outros, encontra ameaças em observações inocentes e mantém rancores longo prazo. Um indivíduo cuja vida é ameaçada realmente não é considerado paranóico. Por exemplo, se um indivíduo vive em um país perigoso ou foi o sobrevivente de uma tentativa de homicídio, suspeita persistente e medo são justificados para uma extensão.