ataques de pânico noturnos são normalmente associados com falta de ar ou sensações de asfixia , sudorese, palpitações cardíacas , tremores ou agitação , tontura e um medo palpável de morrer . Porque alguns dos sinais de ataque de pânico noturno imitam os de um ataque cardíaco, a experiência de pânico em si pode elevar o nível de ansiedade e agravar o ataque.
A maioria das pessoas que sofrem de ataques de pânico noturnos também têm ataques durante o dia, de acordo com a Clínica Mayo. Ataques de pânico noturnos são menos comuns do que os ataques do dia, mas pode ser muito mais preocupante, pois o doente acorda de repente, sem pistas contextuais ou ambientais.
Causas
Diagnóstico diferencial de noturno ataque de pânico é feito por exclusão de hipertireoidismo ( tireóide hiperativa ) , hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) e transtorno de estresse pós -traumático (TEPT) .
Outros distúrbios do sono podem ter sinais que imitam ataques de pânico , e pode até mesmo gatilho um ataque. Estes incluem apnéia obstrutiva do sono , doença do refluxo gastrointestinal (DRGE), laringoespasmo ( contração súbita das cordas vocais ) e crises noturnas .
Sono pesquisa aponta para uma área específica do cérebro (medula ) que é sensível às flutuações em níveis sanguíneos de dióxido de carbono . Quando os níveis de oxigênio são baixos por causa da respiração superficial e níveis mais altos de dióxido de carbono , o cérebro aciona a respiração rápida mais ( hiperventilação ) para elevar os níveis de oxigênio . Isso também pode iniciar um ataque de pânico.
Resposta paradoxal
Paradoxalmente, em algumas pessoas, o relaxamento que vem com o sono desencadeia o seu mecanismo de vigilância hiperativa para causar uma ataque de pânico. Em outras palavras, essas pessoas experimentam um medo de perda de vigilância sobre as ameaças e não pode permitir-se realmente relaxar.
Behavioral tratamento
um trabalho de pesquisa apresentado no uma reunião da Associação para o Avanço da terapia Comportamental ( Hsu a, Sandbrand D, M Nazarian , Hurtado M, Yocum M, Craske MG : "Será que a mudança de comportamento cognitivo prever o resultado do tratamento para pânico noctrurnal ?") , os cientistas descobriram que a terapia cognitivo-comportamental pode ser utilizada de forma eficaz para tratar o transtorno do pânico noturno .
investigadores modificaram um programa de 11 sessão cognitivo-comportamental padrão para o transtorno do pânico para incluir educação sobre ataques de pânico noturnos , higiene do sono , alteração cognitiva de fobias do sono, exercícios de respiração e relaxamento práticas. Da pequena amostra de 22 pacientes , 76 por cento relataram nenhum ataque de pânico mais noturnos após a fonte , 56 por cento não tinham qualquer dia os ataques de pânico , e 60 por cento não poderiam ser classificados como tendo um transtorno de pânico .
Outras terapias
Outros tratamentos para ataques de pânico noturnos incluem a administração de medicamentos anti-ansiedade , meditação e práticas de relaxamento , escutando música suave antes de dormir , eliminando o consumo noturno de cafeína e chocolate, exercícios de respiração e controle de quaisquer distúrbios respiratórios disruptivos ( parassonias ) , bem como medicamentos para controlar o refluxo gastrointestinal (DRGE) .