As formas mais comuns de tratamento para ansiedade social são a psicoterapia e medicação. De acordo com a Clínica Mayo , a terapia cognitivo-comportamental pode reduzir os sintomas em até 75 por cento das pessoas com o transtorno. O terapeuta irá ajudar a pessoa a compreender a raiz da ansiedade e ajudá-lo a desenvolver um plano que inclui a auto- imagem, técnicas de relaxamento positivas e estratégias de enfrentamento . Em algumas formas de terapia, você também pode passar por terapia de exposição onde você identificar quais situações assustá-lo o máximo e , em seguida, trabalhar o seu caminho até a colocar-se nestes tipos de interações sociais.
Medicação
a primeira linha de medicamentos para tratar o transtorno de ansiedade social é inibidores da recaptação da serotonina ( ISRS ) , como Paxil, Zoloft e Prozac. Estes são geralmente mais bem tolerada e apresenta menos efeitos colaterais do que outros medicamentos. Normalmente, o seu médico irá começar com uma dose baixa , aumentando a quantidade ao longo de um período de tempo. Na maioria das vezes , vai demorar até três meses para SSRIs para melhorar os sintomas de ansiedade social. Se os ISRS não conseguem cuidar de seus sintomas, o médico pode prescrever um tipo diferente de benzodiazepínicos ou antidepressivos , uma droga anti- ansiedade que funciona de forma rápida , mas pode tornar-se hábito-formando .
Home remédios
Embora você na maioria das vezes precisam da ajuda de um médico para superar a ansiedade social , existem alguns passos que você pode tentar em casa . É importante identificar quais atividades lhe causar mais ansiedade e , em seguida, lentamente tentar praticá-las . Essas atividades podem incluir fazer contato visual com um estranho , cumprimentar alguém , comer em planos públicos ou iniciando com um amigo . É importante não atirar-se para estas situações , mas se preparar para o que o deixa nervoso , praticando a conversa de antemão , a prática de técnicas de relaxamento , estabelecimento de metas e trabalhar em gestão de stress.