O hemisfério direito do cérebro controla a criatividade. Freqüentemente, pessoas que sofrem de TOC evitar o contato com substâncias que consideram sujo ou cheio de germes. Exercícios que envolvem a arte deve começar devagar e progredir gradualmente a pintar com um pincel e, eventualmente, pintura a dedo . Um exemplo de como usar a arte para estimular o cérebro está estudando um livro que mostra arte famosas ao longo da história - discutir cada obra e falar sobre os sentimentos que provocam . Progressão deste exercício pode incluir traçando um trabalho favorito ou tentar desenhar algo na imagem. Estímulo gradual permitirá que o tempo individual de se adaptar.
Cor
Discutir e trabalhando através de teoria da cor é um estímulo eficaz para o meia criativo do cérebro . Cartões Flash começando com cores primárias e , em seguida, mostrando a relação com os sistemas de cores secundárias e terciárias pode ser usado como um adereço. Avanço pode incluir o estudo das cores no ambiente ou desenho com lápis de cor.
Criativo Storytelling
Um exercício para duas ou mais pessoas , o primeiro começa uma história. Por exemplo, " Era uma vez ... " A próxima pessoa pega a história e continua : "Não era um príncipe . " Esta é uma maneira não ameaçadora para trabalhar o hemisfério direito do cérebro. A progressão para este exercício pode incluir a adição de adereços para a história, passada em torno de um grupo. Portadores de TOC , muitas vezes, evitar tocar algo manipulado por outros. A narrativa fornece uma maneira de trabalhar com esta questão com a distração de brincadeiras criativas .
Música
As possibilidades de exercício criativo , utilizando música são infinitas. Eles variam de ouvir música clássica como uma forma de relaxamento , estudando teoria da música ou até mesmo dançando e cantando. Um dos objetivos da terapia cognitivo-comportamental é a exposição e prevenção de resposta . A música de fundo durante os exercícios pode ser uma forma eficaz de ajudar a relaxar um paciente.