O nível de ansiedade experimentada por um atleta depende de diferentes fatores de estresse , como a concorrência , a importância de ganhar, adversários e objetivos pessoais. Mesmo bem treinados e atletas experientes encontrar situações estressantes durante um jogo. A importância reside na compreensão de como lidar com os estressores internos e externos para que eles não se tornem os fatores determinantes para o sucesso ou fracasso.
Ansiedade Cognitiva
dois tipos de existem níveis de ansiedade. O primeiro tipo refere-se ao aspecto cognitivo . Ele lida com o estado mental que afeta performances tais como expectativas preocupação angústia e preocupação para o diálogo interior.
Somatic Ansiedade
O segundo tipo de ansiedade aborda o emocional componente . Ela se manifesta através de sentimentos como nervosismo e tensão.
Jogador de basquete Efeitos
Califórnia tenta um lance livre
Ansiedade, se classificada como cognitiva ou somática , podem afetar negativamente a resultado do desempenho . Ansiedade cognitiva afeta a mente de um atleta e consome seus pensamentos , afetando sua capacidade de realizar tarefas simples, como lances livres no basquete ou servindo a bola no tênis. Ansiedade somática afeta sua capacidade física para executar , alterando seu estado físico, como aumento da freqüência cardíaca ou "borboletas no estômago ".
Solution
diagnosticar o problema , muitos psicólogos do esporte analisar vários fatores pessoais e externos que influenciam o atleta. Abordagens cognitivas incluem mudando o estado do atleta da mente de negativo para positivo .