Embora benzodiazepinas apresentam um baixo risco de toxicidade quando usado por si só , a droga pode ter aumentado efeitos tóxicos quando utilizados em conjunto com outros medicamentos que têm potencial de abuso . De acordo com a Academia Americana de Médicos de Família ( AAFP ) , as benzodiazepinas " interagem em sinergia com outros depressores do sistema nervoso central. " Essas interações entre a droga e antidepressivos , anti-histamínicos , hipnóticos ou álcool, pode levar a conseqüências potencialmente perigosas. Em casos extremos, pode causar bezodiazepines uma overdose fatal em pacientes viciados que abusam da droga com álcool. Além disso , as interações farmacocinéticas podem ocorrer com benzodiazepínicos e algumas classes de drogas , aumentando os efeitos hipnóticos e sedativos .
Psicomotoras Efeitos
Alguns pacientes podem apresentar retardo psicomotor quando são administrados benzodiazepina , pela primeira vez , ou a partir de um aumento repentino de dosagem , de acordo com a AAFP . Este abrandamento das faculdades psicomotoras também pode ocorrer em pacientes mais velhos , cujas taxas de metabolismo são significativamente mais lento do que as pessoas mais jovens. Os idosos também são mais suscetíveis ao SNC (sistema nervoso central) depressão , o que acentua os efeitos retardo psicomotor . Os sinais de efeitos psicomotores incluem sonolência , fraqueza muscular em , má coordenação motora e concentração , confusão e vertigem. Benzodiazepinas abrandar os tempos de reação e pode levar a habilidades de condução prejudicada , aumentando o risco de acidentes nas estradas em pacientes que tomam benzodiazepinas regularmente.
Efeitos sobre a memória
As benzodiazepinas podem causar uma forma de amnésia leve em alguns pacientes . " Estes efeitos amnésicos específicos parecem ser separado da sedação ", observa especialistas AAFP . Esta propriedade faz com que certos tipos de benzodiazepínicos atraentes para uso em pacientes que estão prestes a passar por uma cirurgia . Esta forma de perda de memória é causada por benzodiazepínicos diminuem a capacidade do cérebro para reter a memória episódica , ou seja, a capacidade de lembrar uma seqüência de acontecimentos recentes, suas circunstâncias e seqüências de tempo . A perda de memória é mais profunda em pessoas que consomem grandes quantidades de álcool com freqüência.
Efeitos mentais
Alguns pacientes apresentam desinibição paradoxal , um fenômeno no qual tomando benzodiazepínicos leva a agressividade, irritabilidade e hostilidade. Em casos extremos, a desinibição paradoxal pode causar padrões de comportamento violento e anti-sociais. Em alguns casos, a utilização de benzodiazepinas pode resultar em sintomas de depressão . Doses altas podem causar gradualmente o início da depressão , e interrompendo ou reduzindo a dose pode , por vezes, ajudar a controlar os sintomas após o período de retirada inicial . De acordo com o Center for Substance Abuse Research ( CESAR ) , " Os sintomas de abstinência são mais graves quando uma alta dose de qualquer um curto -acting ou benzodiazepínico de ação intermediária é abruptamente interrompido. "