Quando a ansiedade atinge um atleta, o corpo reage com uma " luta ou fuga " reação que leva a sintomas físicos óbvios. Os sintomas incluem sudorese excessiva e urinar, náusea, tiques faciais , insônia, agitação e dores musculares , como resultado de tensão, de acordo com a Peak Performance Online. Problemas de tonturas, taquicardia, fadiga e sexuais também são sintomas físicos comuns. Outras reações físicas menos freqüentes a ansiedade de desempenho esportes incluem falta de ar ou respiração ofegante , boca seca e visão turva.
Sintomas mentais
Um alto nível de ansiedade de desempenho esportivo pode afetar o estado mental de um atleta, o suficiente para que ele não pode tomar decisões que ele faria normalmente em um estado menos estressado. O atleta pode ser incapaz de se concentrar em tarefas e sentir-se confuso ou volúvel , de acordo com o site MedlinePlus . Outros sintomas mentais de ansiedade incluem o pensamento negativo , a convicção do fracasso, a indecisão , a infelicidade ou a incapacidade de seguir as instruções. Se não tratada, estes sintomas mentais podem levar à depressão.
Sintomas Comportamentais
Esportes resultados de ansiedade de desempenho em comportamentos sintomáticos em atletas , incluindo agitação, evitando jogos ou práticas, entregando-se a doenças fantasmas , unhas cortantes ou dedos tocando , evitando o contato e intencionalmente na falta de tentativas . De acordo com a Peak Performance online, a ansiedade de desempenho esportivo pode levar a comportamentos pouco saudáveis como o álcool eo abuso de drogas ou excessos.