Resistência trabalha em conjunto com a transferência, de acordo com a APSA . Transferência envolve pacientes que reagem às situações da vida baseada em padrões de respostas pré-determinadas em nosso subconsciente . A distinção entre a transferência ea resistência é trauma. Um paciente pode tornar-se consciente de sua tendência a transferir padrões aprendidos de comportamento em eventos atuais , mas traumas específicos, descobertos no processo psicanalítico , vai envolver o instinto do paciente para resistir virada para a antiga dor.
Vivo
a força de resistência do paciente a enfrentar velhos traumas resulta de um reviver da experiência. Como o paciente não tem suficientemente enfrentou as conseqüências de traumas enterrados, ele tem mais chances de voltar a experiência - ou reviver - a emoção do trauma quando enfrenta -lo no presente. Trabalhando através de traumas reprimidos em um nível consciente , de acordo com um guia para a Psicologia , é a única maneira de superar o impacto da antiga dor tem na sua vida atual.
Avoidance
evitar certos assuntos ou redirecionamento de conversa é uma indicação clara para o psicanalista que as sessões deve progredir ainda mais por sondagem na direção que o paciente gostaria de evitar . A evasão do paciente também pode tomar a forma de permanecer em silêncio quando posou com certas questões ou que desejam parar de sessões de terapia . Psicoterapia eficaz pode exigir sessões diárias para permitir uma investigação longa e delicada para os pensamentos e as emoções do paciente tem sob guarda . Tratamentos para combater a evasão envolvem sessões de perguntas e respostas entre o psicanalista e paciente , interpretação de sonhos e permitindo que o paciente a associar-se livremente sobre o significado de seus pensamentos ou sentimentos.
Incerteza
Cada paciente vai resistir confrontar velhos traumas para diferentes períodos de tempo . Doze a 20 sessões de uma hora é o tempo médio de qualquer pessoa vai gastar com um psicanalista - apesar de visitas mais freqüentes ou períodos mais longos de tratamento pode ser necessário. Independentemente disso, sessões diárias - ou visitas contínuas - com um psicanalista não garantem um confronto mais rápida de eventos subconscientes. A duração do tempo de um doente permanece resistente a frente para as memórias dolorosas depende unicamente do paciente . O próprio paciente , de acordo com um guia para a Psicologia , deve querer enfrentar seus problemas e mudar por conta própria.