casa |  | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Atendimento de Urgência

Como obter o máximo dos seus cuidados com a EM

Viver com esclerose múltipla (EM) pode ser desafiador, mas há coisas que você pode fazer para aproveitar ao máximo seus cuidados e melhorar sua qualidade de vida. Aqui estão algumas dicas:

1. Seja informado sobre sua condição.

Aprenda o máximo que puder sobre a esclerose múltipla, incluindo o tipo de doença, sintomas, prognóstico e opções de tratamento. Ser informado sobre sua condição ajudará a capacitá-lo a assumir um papel ativo em seus cuidados.

2. Encontre um profissional de saúde em quem você confia.

É importante construir um relacionamento forte com seu médico ou outros profissionais de saúde especializados no tratamento da esclerose múltipla. Isso significa encontrar alguém com quem você se sinta confortável para conversar e que esteja atualizado sobre os mais recentes tratamentos e pesquisas sobre esclerose múltipla.

3. Seja um participante ativo em seus cuidados.

Não tenha medo de fazer perguntas e compartilhar suas preocupações com seu médico. Juntos, vocês podem desenvolver um plano de tratamento adaptado às suas necessidades individuais.

4. Siga seu plano de tratamento.

Seu médico desenvolveu seu plano de tratamento com base em sua situação individual. É importante seguir o plano de tratamento prescrito, mesmo que se sinta bem.

5. Gerencie seus sintomas.

Você pode controlar eficazmente os sintomas da esclerose múltipla com medicamentos, mudanças no estilo de vida e terapias complementares. Algumas mudanças simples na sua dieta, hábitos de exercício e níveis de estresse podem afetar significativamente a sua saúde e bem-estar.

6. Cuide da sua saúde mental.

A EM pode ser emocionalmente desafiadora, levando à depressão ou ansiedade. Encontrar grupos de apoio, conversar com um terapeuta ou meditar pode ajudar a melhorar sua perspectiva e ajudar a prevenir ou tratar problemas de saúde mental associados à EM.

7. Conecte-se aos serviços de suporte.

Muitos recursos estão disponíveis para pessoas com EM para ajudá-las a enfrentar os desafios da doença. Esses recursos incluem grupos de apoio, fóruns online e programas educacionais.

8. Seja paciente.

Aprender a viver com EM leva tempo. Alguns dias serão desafiadores, enquanto outros serão mais administráveis. Mas seguindo essas dicas você poderá aproveitar ao máximo seus cuidados e melhorar sua qualidade de vida.