casa | | Informação em Saúde > | setor de Saúde | Asilos
Quem é conhecido como o fundador da profissão de enfermagem?
Florence Nightingale (12 de maio de 1820 – 13 de agosto de 1910) é conhecido como o fundador da enfermagem moderna. Ela foi uma enfermeira inglesa, reformadora social e estatística a quem se atribui a revolução no campo da enfermagem durante a Guerra da Crimeia. Nightingale foi a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito, a mais alta honraria que o monarca britânico poderia conceder.
Nightingale nasceu em Florença, Itália, filho de pais ingleses ricos. Ela foi educada em casa e desde cedo demonstrou interesse por matemática e ciências. Em 1850, ela viajou para a Alemanha para aprender sobre o movimento luterano de diaconisas, que prestava cuidados de enfermagem aos doentes e pobres. Nightingale se inspirou nas diaconisas e decidiu se tornar enfermeira.
Em 1854, Nightingale viajou para a Península da Crimeia para cuidar dos soldados britânicos feridos na Guerra da Crimeia. Ela considerou as condições nos hospitais terríveis, com muitos soldados morrendo de infecções evitáveis. Nightingale implementou uma série de reformas que melhoraram dramaticamente as taxas de saúde e sobrevivência dos soldados. Ela também treinou um corpo de enfermeiras que a ajudaram a cuidar dos feridos.
Após a guerra, Nightingale retornou à Inglaterra e continuou a trabalhar para melhorar o ensino e a prática da enfermagem. Ela publicou vários livros e artigos sobre enfermagem e ajudou a fundar a Nightingale School of Nursing no St. Thomas's Hospital, em Londres. Nightingale também trabalhou para melhorar o saneamento e a saúde pública na Inglaterra e é creditada por ajudar a reduzir a incidência da cólera e de outras doenças infecciosas.
O trabalho de Nightingale teve um impacto profundo no campo da enfermagem. Ela é considerada a fundadora da enfermagem moderna e seus princípios e práticas continuam a ser utilizados pelas enfermeiras até hoje.