casa |  | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Asilos

O que são ações de enfermagem dependentes?

Ações de enfermagem dependentes referem-se a tarefas ou procedimentos que os enfermeiros realizam sob a supervisão e orientação direta de um médico ou outro profissional de saúde. Nestas ações, os enfermeiros não têm autoridade ou autonomia para fazer julgamentos ou decisões independentes, devendo seguir rigorosamente as instruções fornecidas pelo prestador de cuidados de saúde supervisor.

Exemplos de ações de enfermagem dependentes podem incluir:

1. Administração de medicamentos :Enfermeiros administram medicamentos prescritos por um profissional de saúde. Isso pode envolver a administração de medicamentos orais, injeções ou administração de medicamentos por via intravenosa ou outras vias, conforme orientação do médico.

2. Cuidados com feridas :Os enfermeiros realizam procedimentos de tratamento de feridas com base nas instruções e orientações definidas pelo médico supervisor. Isso pode envolver a limpeza de feridas, aplicação de curativos e monitoramento do progresso da cicatrização de feridas.

3. Monitoramento de sinais vitais :Os enfermeiros monitoram e documentam rotineiramente os sinais vitais dos pacientes, incluindo temperatura, pulso, pressão arterial e frequência respiratória. Essas leituras são então relatadas ao profissional de saúde responsável.

4. Prestação de cuidados de higiene :Os enfermeiros auxiliam os pacientes nas tarefas de higiene pessoal, como tomar banho, escovar os dentes e ir ao banheiro, seguindo as instruções do profissional de saúde em relação às necessidades ou precauções específicas de cuidados.

5. Educar os pacientes :Dependendo das instruções fornecidas pelo profissional de saúde supervisor, os enfermeiros podem fornecer educação básica ao paciente sobre seus medicamentos, tratamentos e aspectos específicos do autocuidado.

6. Relatando Observações e Mudanças :Os enfermeiros relatam quaisquer alterações significativas ou desvios da norma que observam na condição ou nos sinais vitais de um paciente ao profissional de saúde supervisor. Isso permite que o provedor tome decisões informadas e tome todas as ações necessárias.

É importante notar que as ações de enfermagem dependentes não devem ser confundidas com ações de enfermagem delegadas, nas quais os enfermeiros têm autoridade para fazer julgamentos ou decisões dentro do seu âmbito de prática designado, sem necessidade de supervisão direta (embora ainda possam exigir consulta ou colaboração em determinados situações).