Os Katz Atividades of Daily Living Scale é a ferramenta mais usada para medir a capacidade funcional. A escala mede a capacidade de um indivíduo para executar ou lidar com seis tarefas básicas com pouca ou nenhuma ajuda : banho ( esponja de banho , duche ou banheira ) , vestir-se , ir ao banheiro , transferência ( entrando e saindo de uma cadeira ou cama ) , alimentação e continência . Ao ser avaliado, os indivíduos recebem um para cada atividade que eles podem realizar por conta própria. A pontuação de seis indica a função cheia, quatro é insuficiência moderada e dois ou menos denota deficiência grave .
Atividades Instrumentais de Vida Diária
Porque há muito mais envolvido em viver de forma independente do que as seis categorias Katz sugere, de Lawton e Brody escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária ( AIVD ), também deve ser utilizado para determinar o nível de cuidados para um indivíduo. AIVD incluir mais cognitivamente complexo atividades, tais como a comunicação por telefone , escrever ou computador; lavar roupa e outras tarefas; gestão de auto- cuidado e regimes diários de drogas; gestão de finanças , e dirigindo. Avaliando essas tarefas pode ser especialmente útil para as famílias e cuidadores para determinar onde o nível geral de um indivíduo de capacidade funcional.
Nursing Home Implicações
Usando tanto o Katz Atividades of Daily Living Scale ea escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária pode ajudar os cuidadores ou familiares determinar o nível de cuidado que alguém pode precisar . Dependendo da quantidade de atividades básicas e mais complexas que uma pessoa pode realizar de forma independente em sua casa , que o indivíduo só pode precisar de assistência familiar ocasional ou em casa a atenção de enfermagem. No entanto, se a pessoa tem dificuldade de executar uma quantidade moderada de tarefas mais complexas descritas na escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária , uma vida assistida ou situação clínica pode ser mais apropriado .
Mesmo em uma casa de repouso , existem variáveis que determinam quanto a assistência de um paciente necessita . Por exemplo, um paciente pode ter dificuldades com a escrita ou usando um telefone , mas ele pode ser perfeitamente capaz em todas as áreas das Atividades de Vida Diária de Katz e em lidar com rotinas diárias de drogas. Uma vez que os pacientes entram um lar de idosos , eles devem ser avaliados para a funcionalidade da linha de base e , em seguida, periodicamente monitorados para mudanças para determinar se eles estão ou não recebendo o nível apropriado de cuidado.