casa | | Informação em Saúde > | setor de Saúde | Instalações Médicas
Qual é a origem do vad na ciência médica?
A origem do termo "vad" na ciência médica: O termo "vad" é um acrônimo que significa
"anomalias vasculares e demências"**.
-
Anomalias vasculares: Referem-se a várias anormalidades no desenvolvimento ou estrutura dos vasos sanguíneos, como malformações vasculares, tumores ou síndromes genéticas associadas a problemas vasculares.
-
Demências: As demências são um grupo de condições que afetam o funcionamento cognitivo e a memória, incluindo doença de Alzheimer, demência vascular, demência frontotemporal e muito mais.
A ligação entre anomalias vasculares e demências reside no facto de certos tipos de anomalias vasculares, particularmente aquelas que envolvem os vasos sanguíneos do cérebro, poderem afectar a função cognitiva e contribuir para o desenvolvimento de demência.
Por exemplo, malformações vasculares cerebrais ou doença de moyamoya podem causar acidentes vasculares cerebrais isquêmicos, causando danos ao tecido cerebral e subsequentes déficits cognitivos. Além disso, fatores de risco vasculares, como pressão alta e aterosclerose (estreitamento das artérias devido ao acúmulo de placas), estão associados a um risco aumentado de desenvolvimento de demência, particularmente demência vascular.
Assim, o termo “vad” na ciência médica abrange o estudo e a compreensão da relação entre anomalias vasculares e demências, com o objetivo de identificar mecanismos potenciais, explorar opções de tratamento e melhorar os resultados para pacientes afetados por essas condições.