casa | | Informação em Saúde > | setor de Saúde | Instalações Médicas
O que é um médico ss?
Um médico "Schutzstaffel" (SS) era uma pessoa que era médico e membro da organização SS, uma organização paramilitar subordinada ao Partido Nazista na Alemanha. Os médicos SS desempenharam um papel importante na administração e operação dos campos de concentração e extermínio nazistas durante o Holocausto.
-
Responsabilidade: Os médicos da SS eram responsáveis por prestar cuidados médicos ao pessoal da SS e aos presos dos campos de concentração, selecionar prisioneiros para extermínio, realizar experiências médicas em prisioneiros e participar em crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
-
Experiências Médicas :Um dos aspectos mais infames do envolvimento dos médicos da SS foi a sua participação na condução de experiências médicas em prisioneiros de campos de concentração. Esses experimentos eram muitas vezes cruéis e sádicos e realizados sem o consentimento ou anestesia das vítimas. Os experimentos incluíram testar os efeitos de drogas, produtos químicos, cirurgias e outros tratamentos em prisioneiros.
-
Processo de seleção: Os médicos da SS também estiveram envolvidos no processo de seleção de prisioneiros para extermínio. Eles examinariam os prisioneiros e determinariam quem estava apto para o trabalho e quem seria enviado para as câmaras de gás. Este processo de seleção era muitas vezes arbitrário e desumano, com os médicos da SS muitas vezes tomando decisões com base nos seus preconceitos e crenças pessoais.
-
Crimes de Guerra :Além do seu papel nos campos de concentração, os médicos SS também estiveram envolvidos em crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Participaram no extermínio de grupos minoritários, como judeus e ciganos, e forneceram apoio médico aos militares nazis durante a guerra.
Após a Segunda Guerra Mundial, muitos médicos SS foram levados a julgamento pelos seus crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Alguns foram condenados à morte, enquanto outros receberam penas de prisão ou foram absolvidos. Os Julgamentos de Nuremberg, realizados na Alemanha após a guerra, foram significativos para chamar a atenção para os crimes cometidos por médicos SS e outros profissionais médicos nazistas.