Uma das maiores vantagens do teste de DNA é a sua utilização na identificação de suspeitos em uma investigação criminal. Como cada indivíduo tem o DNA único, a margem de erro é muito pequena , o que torna uma melhor forma de identificação de impressões digitais. Provas de DNA a partir de sangue , pele ou cabelo pode ser combinado com o DNA de um suspeito para determinar informações sobre onde um indivíduo era e que eles podem ter entrado em contato com
análise de DNA. É especialmente importante em casos de estupro , onde os médicos muitas vezes pode examinar uma vítima e encontrar traços de DNA do estuprador , o que pode ser a comparação com os suspeitos para determinar o culpado .
Doenças Triagem
Outro grande vantagem de a análise do ADN é a capacidade para o rastreio de certas doenças genéticas ou de factores de risco . Os futuros pais podem ser testados para determinar se eles carregam genes que são responsáveis por certas condições que podem estar presentes em outros membros de suas famílias. Isto pode ter um efeito sobre a decisão de ter ou não ter filhos.
As mulheres envolvidas em certos tratamentos de fertilidade também pode obter informações sobre um embrião antes de ser implantado. Isto pode eliminar ou confirmar a presença de algumas doenças genéticas , aumentando a probabilidade de uma gravidez segura e uma criança saudável.
Preocupações de privacidade
Uma desvantagem chave de análise de DNA é o potencial de invasão de privacidade individual. Como o DNA de uma pessoa revela tanta informação sobre seu estado físico , é informação sensível que deve ser cuidadosamente vigiada. As preocupações com os empregadores tenham acesso a informação genética sobre funcionários e usá-lo para tomar decisões de contratação ou determinar a elegibilidade de cuidados de saúde são comuns. Informações sobre antecedentes e parentesco étnica de um indivíduo pode se tornar motivo de discriminação.
Eugenics
Finalmente, há a preocupação de que o uso generalizado de análise de DNA poderiam levar à prática de eugenia , em que os médicos e as pessoas poderiam manipular o conjunto de genes , permitindo que somente as características genéticas desejáveis para ser passado para uma geração de crianças . Este tipo de ação pode ser entendida como uma interferência com a natureza e pode ser contrária a algumas crenças religiosas. As questões éticas relativas à modificação genética são muitas vezes na vanguarda do debate sobre quando , e como, o teste de DNA deve ser administrada.