casa |  | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Instalações Médicas

A respiração aeróbica em Animais

A respiração é um processo bioquímico catabólico que envolve a liberação de energia como resultado da quebra de materiais complexos, tais como proteínas e lipídios , dentro do organismo . Todos os animais dependem de alimento para a vida. Esta alimentação é convertida em energia por meio de respiração aeróbica , com a ajuda do oxigénio e da energia resultante é utilizado em várias funções corporais , reparação de tecidos danificados e células de construção . Aeróbico e anaeróbico Respiração

A maioria dos animais respiram através da respiração aeróbica , o que significa que eles ocupam oxigênio e produzem dióxido de carbono através da oxidação . Pelo contrário, há também alguns microorganismos que respiram sem oxigênio livre . Isto é conhecido como respiração anaeróbica ou fermentação.
Aeróbico respiração e produção de energia

Depois o alimento é consumido, ele é dividido em moléculas menores por enzimas do pâncreas . O sangue transporta estas pequenas partículas de alimento para todas as células a serem usadas para a respiração aeróbia para dar energia que alimenta as células . Animais recebe oxigênio através da respiração, o que é essencial para a respiração aeróbica. Movimentos respiratórios são de dois tipos - desenho de ar para os pulmões ou inspiração e liberação de ar dos pulmões através do nariz ou da boca ou expiração. De gases respiratórios são trocadas através de membranas , por exemplo , os pulmões trocar gases entre os pulmões e vasos sanguíneos , enquanto nos tecidos gases são trocados entre as células e circulação sanguínea.
Aeróbico respiração e fermentação

Embora a respiração aeróbia é essencial para a produção de energia no organismo , que resulta em dois tipos de fermentação , a fermentação do ácido láctico e alcoólico . A fermentação alcoólica ocorre em fungos como leveduras , enquanto fermentação láctica não libera dióxido de carbono como resultado do acúmulo de ácido láctico.

Produtos

glicólise é o passo inicial de respiração aeróbia . É a degradação enzimática de carboidratos ( como a glicose ) . Na respiração anaeróbica , o ácido pirúvico é também formado , que é então fermentado com ácido láctico ou etanol . A respiração aeróbica é um processo fisiológico eficiente e existe um rendimento teórico de 38 moléculas de ATP a partir de uma molécula de açúcar .
Significância

respiração aeróbica desempenha um papel importante nos processos de vida . Plantas armadilha energia solar e convertê-la em energia química para o seu crescimento . Em animais, a respiração aeróbica ajuda a quebrar os compostos orgânicos , a fim de liberar a energia . A energia liberada desta forma está preso na forma de ATP , que é usado depois por todas as atividades que consomem energia da célula.