Criar um erro de log de controle usando uma planilha e uma caneta ou lápis. Grave todos os erros que você descobre. Os erros podem incluir , mas não estão limitados a , administração de um medicamento errado , a administração de uma dose errada , a administração de uma medicação para a qual o paciente tem uma alergia e faltando uma dose . De acordo com um estudo intitulado " Estratégias para Reduzir Erros de Medicação Com referência a adultos mais velhos " conduzidas por Hodgkinson , Koch, e Nay em 2005, os erros mais comuns de medicação são erros de omissão . Um exemplo de um erro de omissão é uma enfermeira deixando de administrar uma dose , quando uma dose é necessária.
2
Consulte o log para determinar quais erros estão sendo feitos em sua prática, por quem e quando . Este conhecimento deve informar a maneira pela qual a sua estratégia de redução de erro geral é implementado . Por exemplo, se os erros mais comuns envolvem enfermeiros deixando de administrar uma dose, parte da estratégia pode envolver pedindo outra enfermeira para trabalhar com a enfermeira propenso a cometer erros até que ele ou ela faz menos erros .
3
Identificar a melhor abordagem possível para reduzir os erros de medicação . Em uma prática baseada em evidências , os médicos , enfermeiros e pessoal já estará estudos científicos consultoria confortáveis . Utilizar esta vantagem para determinar quais as estratégias são mais eficazes . As estratégias podem incluir a implementação de um sistema de entrada de prescrição médica eletrônica . Esta solução permite que um médico para entrar com pedidos de medicamentos em um computador , em vez de escrevê-los. Outra estratégia é melhorar as técnicas de comunicação entre médicos, pessoal de apoio e enfermeiros. Outra é a implementação de farmácia clínica na enfermaria , o que permite que os pacientes para obter a medicação diretamente da ala em que estão a receber tratamento.
4
Implementar a estratégia ou estratégias mais eficazes. De acordo com um estudo sobre estratégias de redução de erros de medicação em uma clínica pediátrica que apareceram na revista médica " Pediatrics " , em 2003 , melhorando a comunicação entre médicos e enfermeiros foi a tática mais eficaz , seguido pela implementação de farmacêuticos clínicos baseados na ala e , em seguida, a implantação informatizada entrada do pedido médico.
5
Manter o registro e continuar a monitorar a frequência dos erros . Depois de uma ou mais estratégias têm sido implementadas , avalia o número de erros que ocorrem . Se a freqüência de erros cai , procurar formas de melhorar as estratégias que foram implementadas de modo que possa cair ainda mais . Se a frequência de erros não cair, considerar a implementação de novas estratégias , de acordo com as evidências disponíveis .