É possível evitar a contaminação patogênica na sala de tratamento por meio de controle de infecção consciente. As metas para os procedimentos de desinfecção são bactérias, vírus, fungos e príons . Três conceitos se combinam para formar um plano de segurança higiênico sucesso para salas de tratamento : limpeza, desinfecção e esterilização . Uma lista de tarefas diárias de saneamento para ser concluída até o pessoal do escritório ou uma empresa de limpeza fora vai fornecer a documentação da implementação do plano.
Processo de limpeza
mop úmido todas as áreas de a sala de tratamento pisos cada dia com água e detergente . Mova carrinhos, camas e cadeiras para acesso completo . Limpe as pias, torneiras e todas as superfícies circundantes com detergente e água . A escolha do produto de limpeza adequado dependerá da superfície e o nível de contaminação . Alguns níveis de contaminação exigem desinfetantes registrados na Agência de Proteção Ambiental ( EPA. ) soluções de limpeza devem ser mantidos frescos e ferramentas de limpeza devem ser descartáveis ou adequadamente limpos , descontaminados e seco.
Desinfecção
Desinfecção é o processo de eliminação de agentes patogénicos . Os Centros de Controle de Doenças (CDC) define três níveis de desinfecção - alto, médio e baixo - para " itens de cuidados do paciente " que não necessitam de esterilização , e dois níveis - intermediário e baixos - para superfícies ambientais . Estes níveis são classificados de acordo com antimicrobiano de um produto desinfectante "fator de matar. " O uso pretendido do item atendimento ao paciente determina o nível recomendado de desinfetante. Inclua o produto de desinfecção apropriado para cada tarefa no plano global de segurança higiênico.
Esterilização
Existem vários tipos de sistemas de esterilização disponíveis, incluindo calor , vapor, radiação e produtos químicos vapor . Após a limpeza, esterilizar equipamentos críticos e semicríticos , usando uma Food and Drug Administration (FDA) aprovou esterilizador . O período de tempo para a esterilização depende do tipo de população de germe e o número de germes que se acredita estar presente . Níveis mais altos de contaminação requerem tempos mais longos de esterilização .
Agências Reguladoras
Tanto o EPA eo FDA têm regras para regular o uso de desinfetantes e esterilizantes . A Occupational Safety and Health Administration (OSHA) e do CDC também desempenham um papel no sentido de garantir a segurança dos pacientes em salas de tratamento. Concepção e implementação de um programa eficaz para a limpeza , desinfecção e esterilização de salas de tratamento requer um profissional de saúde para pesquisar e entender os papéis desempenhados por essas várias agências governamentais.