casa |  | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Faturamento Médico

O que é um código J no faturamento médico?

Os códigos J são usados ​​no faturamento médico para identificar equipamentos médicos duráveis ​​(DME). DME é qualquer equipamento médico que pode suportar o uso repetido e é usado principalmente para fins médicos. Exemplos de DME incluem cadeiras de rodas, camas hospitalares e tanques de oxigênio.

Os códigos J são atribuídos pelos Centros de Serviços Medicare e Medicaid (CMS) e são usados ​​por faturadores médicos para enviar solicitações de DME ao Medicare e Medicaid. Cada código J corresponde a um tipo específico de DME.

Quando um faturador médico envia uma solicitação de DME, ele deve incluir o código J apropriado. Isto permite que o Medicare e o Medicaid identifiquem o tipo de EMD e determinem o valor de reembolso apropriado.

Os códigos J são importantes porque ajudam a garantir que o Medicare e o Medicaid reembolsam apenas EMD clinicamente necessário. Ao usar códigos J, os cobradores médicos podem ajudar a prevenir fraudes e abusos nos programas Medicare e Medicaid.

Aqui estão alguns exemplos de códigos J:

* J1000 - Cadeira de rodas, manual, padrão
* J1100 - Cadeira de rodas, manual, leve
* J1200 - Cadeira de rodas, manual, resistente
* J1300 - Cadeira de rodas, elétrica, padrão
* J1400 - Cadeira de rodas, elétrica, leve
* J1500 - Cadeira de rodas, motorizada, resistente
* J2000 - Cama hospitalar, manual
* J2100 - Cama hospitalar, elétrica
* J2200 - Cama hospitalar, semielétrica
* J3000 - Tanque de oxigênio, portátil
* J3100 - Tanque de oxigênio, estacionário
* J3200 - Concentrador de oxigênio

Estes são apenas alguns exemplos dos muitos códigos J disponíveis. Para obter uma lista completa dos códigos J, consulte o site do CMS.