casa |  | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Faturamento Médico

Qual é a codificação do faturamento médico?

Codificação de faturamento médico é o processo de tradução de serviços médicos prestados por profissionais de saúde em códigos alfanuméricos médicos universais. Estes códigos são utilizados pelos prestadores de cuidados de saúde para comunicar com seguradoras e outras entidades para efeitos de reembolso. A codificação de faturamento médico requer um forte conhecimento da terminologia médica, anatomia e fisiologia, bem como conhecimento dos vários sistemas de codificação usados ​​na área de saúde.

Os dois sistemas de codificação médica mais comuns são:

- Classificação Internacional de Doenças, 10ª Revisão (CID-10) é usado para codificar diagnósticos.
- Terminologia Processual Atual (CPT) é usado para codificar procedimentos.

Os codificadores médicos usam esses códigos para criar um formulário de reclamação, que é então enviado à seguradora para reembolso. O formulário de solicitação inclui informações como o nome do paciente, a data do atendimento, o nome do provedor e os códigos médicos dos serviços prestados.

A codificação do faturamento médico é uma parte importante do gerenciamento do ciclo de receitas de saúde. A codificação precisa garante que os prestadores de cuidados de saúde sejam reembolsados ​​corretamente pelos serviços que prestam. Também ajuda a prevenir fraudes e abusos no sistema de saúde.

Os codificadores médicos devem ser certificados para exercer a profissão . Existem várias organizações diferentes que oferecem certificação de codificação médica, como a American Academy of Professional Coders (AAPC). A certificação demonstra que os codificadores possuem o conhecimento e as habilidades necessárias para desempenhar suas funções com precisão e ética.

A codificação de faturamento médico é uma carreira desafiadora, mas gratificante. Oferece a oportunidade de trabalhar em uma variedade de ambientes de saúde e causar um impacto positivo na vida dos pacientes.