Há três volumes de classificações . Volume One , o Tabular lista de doenças e lesões; Volume Two , o índice alfabético de doenças e lesões; e Volume Três, o Índice da Lista Tabular e alfabética de Procedimentos , usado para cirurgias e procedimentos de internação . Volumes Um e Dois são usados principalmente para ambulatórios .
Sistema de Classificação
códigos básicos são usados para classificar uma lesão ou uma doença. Os códigos são compostos por três dígitos e são referidos como categorias. As categorias são expandidas pela adição de mais dois números para subcategorias . Um decimal separa o código básico de três dígitos da subcategoria. Por exemplo, a condição de um diabético que é descontrolado (Tipo 3 ) seria codificado como 250,03 : diabetes mellitus insulino-dependente (250) , não controlada ( 03)
Codificação
<. br>
Um codificador localiza primeira condição primária no Volume Dois, o índice alfabético de doenças e lesões . O codificador então começa a procurar sub- termos , que descreve ainda mais a condição . Uma vez que o programador tenha localizado o código no Volume Dois, o codificador , em seguida, deve verificar o código em Volume One , o Tabular lista de doenças e lesões . A lista tabular tem 17 capítulos, cada um com um intervalo de códigos . Por exemplo , as neoplasias são a partir de 140 por 239 e Transtornos Mentais consistem em códigos de 290 por 319.
Códigos adicionais
Coders deve , por vezes, ler os registros médicos para obter o diagnóstico correto.
O processo de codificação também inclui códigos V ( o principal motivo da visita do paciente ), E Códigos ( causas externas de lesões ou envenenamentos ) e Códigos de M ( para identificar a natureza eo comportamento das células neoplasia de câncer ) para fornecer informações adicionais relacionadas com a doença. Além disso, chaves, colchetes e praças oblíquos são usados para ajudar ainda mais o codificador na escolha do código apropriado . Há também convenções de codificação e regras adicionais para ajudar o codificador . Por exemplo , se o médico é incapaz de diagnosticar o paciente , o codificador pode ter para codificar os sinais e sintomas . Os codificadores não deve codificar para uma condição específica a menos que tenham um diagnóstico confirmado .
Considerações
O ICD-9 é extremamente específico em termos de codificação para evitar erros de faturamento . Médicos , hospitais , asilos e outras instalações médicas dependem da codificação correta. Além disso , se um codificador incorretamente códigos , tais como codificação de HIV como um diagnóstico quando a condição é suspeito , mas não verificada, o código pode , eventualmente, ter um impacto sobre a cobertura de seguro do paciente, o seu trabalho ou a vida .