casa | | Informação em Saúde > | setor de Saúde | Medicaid
O que é medicamento?
Um medicane é um ciclone tropical mediterrâneo que se forma sobre as águas quentes do Mar Mediterrâneo durante o outono. Os nomes do Medicane geralmente terminam com o sufixo “-ane”, assim como os furacões que se desenvolvem no Oceano Atlântico e no Oceano Pacífico. A região de gênese dos medicamentos varia do Mar Jônico ao Mediterrâneo Ocidental, incluindo o Golfo de Leão. Ocorrem no final do verão e principalmente no outono, mas em alguns casos também no início do inverno. Pelas suas características e época de ocorrência, os medicamentosos também foram chamados de furacões mediterrâneos ou ciclones mediterrâneos.
Os ciclones tropicais geralmente não se formam sobre o Mediterrâneo devido a condições ambientais desfavoráveis, como temperaturas relativamente baixas da superfície do mar e a existência de forte cisalhamento vertical do vento. No entanto, sob condições atmosféricas apropriadas, ciclones tropicais de pequena escala formam-se sobre o Mediterrâneo, adquirindo alguns dos atributos de sistemas tropicais de grande escala:núcleos quentes, convecção profunda simétrica e organizada e ventos máximos sustentados de intensidade de tempestade tropical (pelo menos). 39 mph ou 63 km/h) perto de seus centros.
As principais características dos medicamentos incluem:
- Tamanho pequeno:Os diâmetros do Medicane (definidos pela distância dos ventos fortes, força 8 Beaufort) são normalmente inferiores a 300 km (186 mi).
- Ventos de alta densidade:Os ventos de baixo nível do Medicane são comparáveis em intensidade aos ventos com força de tempestade tropical.
- Forte cisalhamento vertical do vento:As circulações do tipo Medicane estão inseridas em uma circulação ciclônica de maior escala com alto cisalhamento vertical do vento.
- Intrusões de ar frio:O desenvolvimento do Medicane frequentemente inclui interações com intrusões de ar frio da troposfera superior.
- Convecção simétrica e organizada:As estruturas da nuvem Medicane geralmente exibem características de faixas curvas e a presença de paredes oculares convectivas profundas e concêntricas.
- Estruturas centrais quentes:Os vórtices da escala Medicane desenvolvem temperaturas internas mais quentes do que os ambientes em que residem, especialmente na alta troposfera e na baixa estratosfera. Os núcleos quentes do Medicane são semelhantes aos ciclones tropicais ou ciclones subtropicais.
As ocorrências médicas são raras. Com base em registos históricos, ao longo do último século, 1-2 sistemas com características tropicais aparecem no Mediterrâneo por ano, com apenas cerca de metade destes vórtices atingindo intensidade de tempestade tropical. A sua raridade resulta do facto de o Mar Mediterrâneo apresentar condições apenas marginalmente favoráveis à ciclogénese tropical.